Vítima faz um depósito mas não recebe o benefício prometido
Idosos estão entre alvos preferidos dos golpistas Brasil afora (Foto Elvis Lozeiko/Evolução/Arquivo) Rio Negrinho - "Se você, aposentado, receber em sua residência uma correspondência, geralmente com seus dados pessoais já preenchidos, afirmando que tem direito a receber valores altos em dinheiro, referente a contribuições antigas feitas para fundo de previdência, aposentadoria privada, seguros de vida e até mesmo do Plano Collor, cuidado: é golpe!". O alerta é do Procon de Rio Negrinho, através da sua coordenadora, Aline Pscheidt. "Trata-se do Golpe do Pecúlio, em que uma empresa inexistente identificada por Brasp (Brasil Companhia de Seguros da Previdência Privada) envia cartas para os aposentados e pensionistas, orientando-os a ligarem para um dos telefones indicados e informar o número de uma conta corrente para realização do suposto pagamento.
Conforme informações do órgão de defesa do consumidor, ao telefonar e repassar os dados bancários a vítima recebe a informação de que para a liberação do valor terá que efetuar um depósito de determinada quantia referente à "taxa de procedimento ou honorários de advogado". O resultado, de acordo com o Procon: a vítima faz o depósito mas não recebe o benefício prometido.
CONFUSÃO
"A confusão é tamanha que os estelionatários vinculam o Plano de Previdência Privada ao Plano Collor, que são situações totalmente distintas", explica Aline. "A Previdência Privada é uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Já o Plano Collor foi um plano econômico no qual houve o bloqueio dos valores de caderneta de poupança, o que levou os poupadores a ingressar judicialmente contra as instituições financeiras para reaver os valores expurgados", continua.
O Procon deixa algumas orientações aos aposentados e pensionistas: A) não se iluda com promessas de ganhar dinheiro fácil e de forma rápida; B) pare e pense: se você nunca fez nenhuma aplicação ou não contribuiu com nada, como terá direito a receber esse dinheiro? C) jamais deposite dinheiro em conta de pessoas e empresas desconhecidas, sem antes certificar-se do que se trata, se a empresa existe, e da idoneidade do negócio; D) caso receba alguma correspondência semelhante, procure se informar antes com o Procon, com um advogado de sua confiança, ou até mesmo com a Delegacia de Polícia.