Joinville - Duas palestras foram destaques na 8ª Feira do Livro desta quarta-feira (6/4). O professor e mestre em Educação, Alfredo Leonardo Penz esteve no palco palestrando sobre o seu livro “Um Ano de Quartas: fatos, idéias e opiniões”, que reúne artigos com temas variados que ele escreveu em seu primeiro ano como colunista de jornal.
Na palestra, Alfredo estimulou a platéia, mostrando como, de forma inesperada, ele chegou à concepção de lançar um livro: “Primeiro veio o convite para o jornal, depois tive que ajustar a linguagem do texto para que os artigos se tornassem atrativos para o leitor. Obtive muitas respostas e, após um ano, reuni tudo no livro”, comentou ele. “Um de meus artigos também foi escolhido para um livro didático que será distribuído para 200 mil alunos. É interessante ver onde a gente pode chegar e que tornar-se escritor é um sonho possível”, acrescentou.
No auditório, a programação contou com a palestra “Educação por competência, um olhar entre a teoria e a prática”, com a coordenadora pedagógica do Senai, Denise Maria Rengel, e a participação na platéia de muitos professores da rede de ensino Municipal e Estadual.
Denise fez uma introdução do cenário pedagógico atual e abordou como transpor o conhecimento científico em habilidades e atitudes para o desenvolvimento do aluno. “Nosso estudante precisa ser preparado para o mundo real. O que devemos fazer com o conteúdo? Prepará-los para o vestibular, para o mercado de trabalho ou para suas vidas?”, questionou.
Para praticar a pedagogia de forma eficaz, ela levantou cinco eixos cognitivos que devem ser trabalhados em sala de aula: dominar a linguagem, compreender os fenômenos das mudanças atuais, enfrentar novas situações, construir argumentação e elaborar novas propostas. “O aluno hoje está mais ativo e exigente. Precisamos tirar o foco do conteúdo e trazer para a competência. Descobrir como colocar em ação, mobilizar recursos e prepará-los para ir além, para a construção da vida em sociedade”.
Outras atrações do dia
Desfile e apresentação musical também estiveram no palco do Expocentro. A tarde foi animada com o desfile da coleção “Caixinha de Música”, trabalho de criação das alunas do Curso de Moda e Estilismo do Senai Joinville, em parceria com a Marissol/Lilica Ripilica. Depois, teve apresentação do grupo musical “Poema Sonoro”, da Biblioteca Municipal Rolf Colin. Liderado pelo pianista e professor da Casa da Cultura, Marco Aurélio Schmidt, o grupo animou a platéia apresentando belas canções com poesias selecionadas de escritores catarinenses, reproduzidas na íntegra.