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Rodovia dos Móveis: sem verba para a recuperação da SC-301


Engenheiro do Deinfra, órgão do próprio governo do Estado, pede "mobilização"

 

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Isaldo Carlos Kondlatsch (Dnit), Adelino Denk (Acisbs) e Rodney Heyse (Deinfra), na reunião de segunda-feira (Foto Elvis Lozeiko/Evolução)
 

Região - Em reunião aberta a associados, a Associação Empresarial de São Bento do Sul foi palco para explicações sobre a situação das rodovias existentes na região. Participaram do encontro o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Isaldo Carlos Kondlatsch, e o engenheiro do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Rodney Heyse. O presidente da Acisbs, Adelino Denk, informou na abertura do encontro quais ações que a entidade está realizando e solicitou esclarecimentos dos órgãos em relação às obras. "Sabemos das dificuldades legais, mas a economia, no dia a dia, tem que funcionar", disse Adelino.

O próprio engenheiro Rodinei citou que seria interessante a presença do presidente do Deinfra, Paulo Roberto Meller. "Em uma data oportuna o trataremos para maiores esclarecimentos", comentou. Rodinei admitiu a situação da SC-301, no trecho entre Mato Preto e Fragosos, já em Campo Alegre. "Realmente encontra-se em péssimo estado de conservação", disse. Ele explicou que está disponível uma verba de R$ 1,4 milhão para recuperar três pontos da rodovia. Nesta semana a empresa responsável pelas melhorias iniciaria os serviços topográficos nos pontos que serão recuperados - como o existente em frente à empresa Mabeti Grossl, onde um acidente, no ano passado, levou um empresário do bairro Mato Preto a liderar a interdição da rodovia.

 

ESCOAMENTO

Para recuperar apenas o asfalto da SC-301, também conhecida como Rodovia dos Móveis, o governo estadual está pleiteando R$ 2,8 milhões junto ao governo federal. Para recuperar totalmente os 8,4 km entre Mato Preto e Fragosos, seriam necessários entre R$ 12 milhões e R$ 14 milhões, comentou Rodney. "Temos que nos mobilizar", pediu. Ele também solicitou à Acisbs um "relatório minucioso" sobre o "escoamento" da produção pela rodovia. Sobre a SC-422, que faz ligação com o distrito de Volta Grande, em Rio Negrinho, o engenheiro do Deinfra explicou que "até setembro" não será possível ter uma nova licitação pronta - uma vez que com a empresa que havia começado os trabalhos foi rescindido o contrato.

 

SERRA DE CORUPÁ

O engenheiro Isaldo, por sua vez, explicou que para realizar um contorno na rodovia federal que corta Rio Negrinho - a BR-280 -, "até hoje" não houve "nenhuma dotação" ou "sequer uma emenda parlamentar" para incluir as obras no Orçamento Geral da União. Em relação às obras da terceira via na Serra de Corupá, o representante do Dnit ressaltou que agora neste mês, em abril, as mesmas serão concluídas. Os trechos que não têm terceira pista recebem  acostamento maior, conforme o engenheiro.

A previsão de liberação do trecho interditado na Serra de Corupá data de 8 de abril, ou seja, daqui a uma semana - contrariando a informação que o saite do próprio Dnit apresentava, afirmando que não havia previsão para liberação do tráfego. Segundo ele, foram registrados vinte e sete pontos de deslizamento na serra, durante o período mais crítico de chuvas. Isaldo Kondlatsch ainda apresentou o projeto de duplicação da BR-280 entre Jaraguá do Sul e o porto de São Francisco do Sul, cujas obras devem ser encerradas em 2015. 



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