Na ocasião, foram apresentados os resultados da pesquisa feita com as unidades participantes em 2010
São Bento - Sob a coordenação do departamento de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, aconteceu nesta semana, no auditório da própria secretaria, o lançamento do cronograma das atividades propostas para a edição 2011 do projeto Econsciência, que tem como objetivo promover ações de sensibilidade e de comprometimento da população escolar da Rede Municipal de Ensino - voltadas à programas de educação ambiental. A reunião contou com a presença dos diretores das unidades, parceiros do projeto e representantes da secretarias participantes. Na ocasião, foram apresentados os resultados da pesquisa feita com as unidades participantes do projeto em 2010.
Segundo a secretária Salete Spitzner, o maior envolvimento de todos os profissionais das unidades na discussão das ideias e execução do projeto estimulam a criatividade e fortalece o programa. "Cada vez mais percebemos a necessidade e a importância de deixar o professor se envolver com liberdade no projeto", disse. "São eles que usam da criatividade para desenvolver as atividades junto dos alunos e assim o resultado melhora a cada edição".
PLANO MUNICIPAL
Salete comentou que o projeto que visa a educação ambiental fará parte do Plano Municipal de Educação a pedido dos professores. "Os professores pediram para a Educação Ambiental ser meta - e isso é muito importante porque o que está estabelecido no Plano Municipal deve ser seguido e dessa forma os projetos desenvolvidos se renovam e crescem a cada ano", esclarece.
O chefe de Gabinete da prefeitura, Cláudio Schultz, acredita que "formar uma geração consciente e mobilizada para a sustentabilidade" é importante. "O que fazemos hoje terá consequências no amanhã e os resultados das boas práticas que o projeto Econsciência apresenta serão eventos multiplicadores para uma vida mais saudável, com ambiente sustentável e, sem dúvida, um futuro muito melhor", afirma. Em 2010, as quarenta e sete escolas municipais participaram do projeto, com cerca de cinco mil alunos desenvolvendo atividades que visaram a preservação, recuperação e manejo ambiental e a melhoria da qualidade de vida. Os trabalhos foram apresentados para a comunidade com exposição no evento realizado na Promosul.
PARCERIA
A implementação do Econsciência conta com vários parceiros que contribuem voluntariamente na evolução do projeto. O apoio e suporte vem de representantes da Epagri (acompanhamento técnico), Consórcio Quiriri, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária (peça teatral), Samae (questões de saneamento, com materiais e palestras), Rotary São Bento do Sul, Astran (palestras para pais), Senac (formação para merendeiras), JCI (oratória ou debate), Unimed (parceira com o meio ambiente na captação de óleo), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (mudas de hortaliças, flores e captação de óleo nas unidades de ensino), Secretaria de Obras (terra) e Secretaria de Assistência Social (oficinas sócioeducativas).
DESAFIOS 2011
Segundo a diretora de Programas e Projetos Adriane Piekarski, para 2011 cada escola participante deve optar pelas ações do projeto Econsciência e definir os objetivos, turmas e professores envolvidos e o período de realização das ações, esse prospecto deverá ser entregue na secretaria até o dia 20 de abril. "Para este ano, devido à sugestão das unidades, a apresentação dos projetos será na própria escola, por este motivo é necessário que cada uma faça o relatório do planejamento das ações que pretende executar", relata a diretora.
NA TV
Em 2010, a reportagem da Epagri acompanhou os trabalhos de três Unidades Escolares. Este resgate, do trabalho realizado por meio do Econsciência, será veiculado na televisão, no dia 6 de abril, às 7:30, no canal Terra Viva. Também poderá ser acessado pelo saite www.epagri.sc.gov.br.