Uma história construída com muitas amostras, madeira, milhagens, acabamento, verniz, suor, trabalho, profissionalismo, satisfação e determinação
- - Por Pedro Skiba - -
São Bento - Há vinte anos escrevemos: "From São Bento to the world" (revista "Carisa", edição 1, de junho/julho/89). Também a primeira edição do Evolução de 19 de fevereiro de 1990, em matéria de capa, falava do empreendedor. Podemos nos considerar escribas ou profetas dos tempos modernos e testemunhas oculares. Passados os anos, o que era um sonho se tornou uma realidade. Tudo começou com um jovem visionário que viu nos produtos de São Bento do Sul, especificamente na indústria moveleira, a possibilidade de atingir outros mercados, de fornecer para clientes exigentes e que não dispunham da matéria prima, para nós até então abundante, e também de ganhar dinheiro.
Primeiro foram os artefatos, porta-facas, quadros com borboletas - estas, importadas do Paraguai -, suportes para abajures, caixas pequenas para mostruários da Avon, taboas para cortar carne. Posteriormente, cadeiras “Vaticano” para Porto Rico. O jovem arrojado e sonhador aprendeu a falar inglês sendo autodidata e na maioria das vezes lendo livros e revistas entre um tempo e outro que retirava para ir ao banheiro na empresa em que atuava como office-boy. Surgiram as primeiras empresas importadoras. Entre elas, a toda-poderosa Primex Internacional - cuja matriz ficava em Nova Iorque -, que buscou na parceria com este jovem ampliar os negócios e o filão dos móveis aqui produzidos, trazendo novas amostras e desenvolvendo novos produtos. Daí para a gerência dos negócios foi um pulo - e para sua carreira solo, um salto. Foi uma surpresa geral na cidade, um ti-ti-ti sem tamanho, os mais diversos comentários, mas ele não se intimidou.
ACREDITAR
Fundou a sua própria empresa em 1º de abril, provando que este realmente não era o dia da mentira. Aí foi que somou-se aquela que seria sua principal escudeira e que ficaria na retaguarda com a mesa entulhada de papéis e cuidando da parte burocrática. A primeira viagem ao exterior do novo empreendedor foi bancada por uma empresária do setor moveleiro que apostou na iniciativa. O acreditar foi o impulso - e a confiança, o alicerce. Daí para frente foi uma trajetória de sucesso, mas sempre precedido de muito trabalho e conquista da confiança dos fabricantes. Um longo trabalho de convencimento, de investimento em novos equipamentos, de melhoria na qualidade dos produtos, de produtividade, custos, acabamentos e cumprimento de prazos. Uma luta que não foi fácil e na qual muitos ficaram pelo caminho sem assimilar a mudança de simples marceneiros para fabricantes de móveis e competidores no mercado internacional.
Alguns até o tachavam de chato e que só queria ganhar comissão, como se isso fosse crime. Não avaliaram que se alguém ganha bem vendendo seus produtos, você é que fica com a maior fatia do bolo. Uma equipe altamente profissional foi formada e todos, imbuídos do mesmo objetivo, se dedicaram ao trabalho de catequizar, de estimular e dar confiança aos fabricantes, de convencimento, pois muitas já tinham sido as aventuras em que haviam se envolvido e pelas quais pagaram caro. Acreditar no milagre do santo de casa é sempre mais difícil. Venceu desafios. Tornou-se um líder. Consolidou sua posição. Capitaneou para si a confiança e carregou muita gente nas costas. Os anos passaram e o filho mais velho também incorporou-se às atividades.
DESAFIOS VENCIDOS
Vieram novas parcerias, joint ventures e os negócios não pararam, embora os percalços cambiais forçassem a abertura de novos mercados e novas alternativas. Globalizou-se. Afinal, desafios existem para serem vencidos. Agora, ao completar 24 anos, consolida-se uma das maiores agências de comércio exterior, pois a Planor Comércio Exterior incorporou a Primex Internacional, assumindo seus escritórios no México, na Argentina, na Índia e em Nova Iorque. A Planor agora é também "Primex World Wide" e marca a história e trajetória de Luiz Roberto Garcia, Anete Bollmann Garcia e o filho Rafael Bollmann Garcia. Uma história de sucesso, mas que foi escrita com muita milhagem internacional e principalmente com muito trabalho e competência. Uma empresa solidária e cidadã que está envolvida com a cidade onde se estabeleceu, com forte compromisso e respeito com seus clientes, fornecedores e comunidade.