Florianópolis - A participação no fórum parlamentar estadual que pretende incentivar o transporte ferroviário foi confirmada pelo deputado Antônio Aguiar (PMDB), em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa. Como representante do Planalto Norte, ele aponta a prioridade na reativação do ramal regional que se estende desde a região até o Vale do Rio do Peixe, para o transporte de cargas, especialmente para o segmento agropecuário e madeireiro.
“A ferrovia é a melhor solução para o transporte pesado, é a saída para o gargalo de nossas rodovias”, disse Aguiar na instalação do fórum Santa Catarina no Trilho Certo, que terá como coordenador o deputado Dirceu Dresch (PT). “O que está acontecendo em nossa região não tem justificativa. A ALL ganhou a concessão e está vilipendiando o patrimônio que era da Rede Ferroviária Federal. Precisamos de providências para modificar essa realidade”, reforçou o peemedebista, que é filho de ferroviário.
Durante a reunião, o coordenador do fórum informou que o governo federal disponibilizou no orçamento R$ 31 milhões para elaboração do projeto técnico da ferrovia prevista no PAC, do porto de Itajaí para Chapecó. Empresários ligados ao turismo, do Vale do Itajaí, pretendem que junto aos trilhos, neste projeto, seja construída uma ciclovia, para incentivar também o turismo de bicicleta naquela região.
Além de Dresch e Aguiar, confirmaram participações no fórum os deputados Silvio dreveck (PP), Dado Cherem (PSDB), Jorge Teixeira (DEM), Ângela Albino (PCdoB), Voleni Morastoni (PT), Sargento Soares (PDT) e Jorge Teixeira (PMDB).