São Bento - Durante a palavra livre da sessão desta segunda-feira, 28, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, o vereador Tadeu do Nascimento (PT) informou que esteve reunido na semana passada com o prefeito Magno Bollmann, onde informou que quando esteve em Brasília, conseguiu várias verbas para São Bento do Sul, como R$ 420 mil para reformar o calçadão, e em contrapartida a prefeitura terá que fazer a cobertura do campo de futebol de areia no bairro Mato Preto. Ele conseguiu mais R$ 150 mil para incentivar a produção de bananas.
A vereadora Adriane Eliza Ruzanowsky (PMDB) citou a enquete realizada pelo Jornal Evolução sobre o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas do município, sendo que 24% responderam que são contra a lei, e 76% favoráveis. Adriane lembrou também os projetos de Lei que apresentou e que ainda não foram colocados em prática, como o que obriga a prefeitura a identificar os veículos oficiais, e o que obriga à Secretaria de Saúde a publicar a lista de medicamentos disponíveis no site da Prefeitura, entre outros.
O vereador Marco Aurélio Viliczinski (PSB) falou sobre o Conselho Municipal da Juventude, que ainda não foi implantado no município, citando que são mais de 40 clubes e entidades compostas por jovens em São Bento do Sul, como o Rotaract, Leo Clube, entre outros. Para o vereador, com o a criação do conselho esses clubes teriam mais força. O vereador falou ainda sobre as cheias que afetaram várias casas no bairro de Serra Alta na noite de sábado, solicitando à Secretaria de Obras que realize as obras necessárias para que a população não sofra mais com esse problema. Ele destacou ainda que já se passaram 73 dias da última cheia e nada foi resolvido.
O vereador Luiz Alberto Sieves (PMDB) citou aumento consumo de drogas no município. Para ele, toda sociedade deve tentar resolver problema para diminuir índice de violência. O vereador Falou também sobre as cheias que afetaram o bairro de Serra Alta, cobrando alguma atitude da Secretaria de Obras.
O vereador Sérgio Rogério Pacheco (PP) falou sobre o projeto desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Sesi, na área esportiva, para alunos da rede municipal de ensino, em substituição ao projeto “Segundo Tempo”, que era realizado na gestão anterior.
O vereador Eduardo Moraes (PP) destacou o trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar. Cobrou ainda dos vereadores mais responsabilidade, quando prometem às suas bases eleitorais coisas que não podem cumprir, pois o papel do vereador é legislar.