Florianópolis - O Portal Transparência da Assembleia Legislativa apresentará, a partir do dia 2 de abril, dados mais detalhados dos gastos com atividades parlamentares e viagens de deputados e servidores. A informação foi dada pelo presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (DEM), durante entrevista coletiva à imprensa, nesta terça-feira (29). Na coletiva, o presidente também falou sobre a profissionalização da estrutura para preparar missões parlamentares ao Exterior, em especial à Ásia, e para melhor receber comitivas estrangeiras.
O Portal Transparência, criado em maio de 2010, disponibiliza no endereço eletrônico da Assembleia Legislativa, www.alesc.sc.gov.br, informações orçamentárias e financeiras. “A partir de abril, haverá um maior detalhamento, com o lançamento das despesas individualizadas por gabinete parlamentar”, informou o presidente. Com essa iniciativa, Merisio pretende garantir mais transparência e facilitar o acesso da sociedade às informações.
Outra mudança anunciada pelo presidente foi a reestruturação do Departamento de Relações Institucionais, que ganhará status de Diretoria e contará com uma coordenadoria para organizar as missões internacionais. Essas medidas vão profissionalizar as viagens, conforme Merisio, possibilitando que tenham roteiros bem definidos, objetivos claros e que assegurem resultados. Também é preocupação do presidente melhorar a recepção das comitivas estrangeiras no Parlamento catarinense, de modo a valorizar a imagem de Santa Catarina.
Após a viagem que fez à China no início de março, acompanhado dos deputados Jailson Lima (PT) e Kennedy Nunes (PP), Merisio está convicto de que Santa Catarina deve protagonizar uma relação efetiva com o continente asiático, em especial com a China, “principal locomotiva da economia mundial”. Ele acredita que seja papel do Parlamento, além de fazer leis, promover novas oportunidades para o desenvolvimento do estado. Pelo menos três missões anuais ao país devem ser realizadas pela Assembleia Legislativa, conforme anunciou o presidente. Nessas comitivas será assegurada a participação de três ou quatro parlamentares, de empresários e de representantes da imprensa.
Investimentos
Nesta quarta-feira, a presidência da Casa receberá uma missão chinesa de Xangai, que visita o estado. Em abril, o Parlamento receberá uma missão da província chinesa de Henan, com a qual já foi firmado um protocolo de intenções para investimentos de R$ 3,9 bilhões em energia limpa em Santa Catarina. Conforme Merisio, o grande interesse dos chineses é investir em infraestrutura no Brasil para garantir a exportação de alimentos, já que a China é um grande mercado consumidor. “Santa Catarina pode ser a porta de entrada de investimentos e de saída para a exportação de alimentos.”
O intercâmbio cultural e educacional é outro aspecto que pode ser estimulado com o estreitamento das relações entre os catarinenses e os chineses, na opinião do presidente. (Lisandrea Costa)