Atualmente há em São Bento do Sul três Cras, localizados nos bairros Centenário, Serra Alta e Oxford. Conforme explicou a secretária de Assistência Social, Clélia Maria Bork Roesler, a inauguração desde prédio representa uma conquista, já que será a primeira sede própria para um Centro. “Sempre dependemos de espaços cedidos por outras secretarias ou alugados. Agora temos um local próprio para desenvolvermos nossos projetos”, elencou.
Implantado em 2006, o Cras Centenário estava instalado em um espaço que não atendia as condições necessárias para o desenvolvimento de suas ações. “Em janeiro de 2009 conseguimos resgatar um convênio com o Governo do Estado para a construção deste Cras. O convênio já estava vencido e graças ao esforço da equipe ele foi resgatado e hoje a construção deste espaço é uma realidade”, descreveu a secretária.
O novo prédio conta com espaços amplos totalmente adequados às necessidades para o desenvolvimento das ações, com o objetivo de melhorar o atendimento a população. A estrutura da nova sede é disposta com salão com quarenta lugares, recepção, brinquedoteca, duas salas de atendimento para assistente social e psicóloga, sala para oficinas, sala administrativa, copa e quatro banheiros, sendo dois adaptados.
Os Centros de Referencia em Assistência Social são espaços físicos que prestam atendimento sócio-assistencial às famílias atendidas pelo Programa de Atenção Integral. Este programa, com o nome diz, atende de forma integral às famílias em situação de risco, possibilitando o acesso aos serviços de proteção social básica ofertados na rede social do município. “Esta obra representa muito para esta comunidade e me sinto orgulhoso de morar aqui nesta região. Para mim é um momento feliz duas vezes, por poder entregar esta obra e também por ver esta comunidade beneficiada, principalmente os menos favorecidos”, destacou o prefeito Magno Bollmann.
Objetivo
O objetivo do CRAS é acompanhar famílias de baixa renda de São Bento do Sul, por meio de visitas domiciliares, reuniões e atividades sócio-educativas diversas, além de fortalecer vínculos de solidariedade, contribuir para a autonomia e emancipação social das famílias com atuação preventiva, evitando que as famílias atendidas tenham os direitos violados, recaindo em situações de risco.