Florianópolis - A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) apresentou, na segunda-feira (28), as ações e diagnósticos da pasta para o governador Raimundo Colombo e para o vice-governador Eduardo Pinho Moreira. O encontro de duas horas faz parte das reuniões com as secretarias setoriais do Governo do Estado, que compreendem a administração direta. “Estamos realizando essas reuniões para melhorar ainda mais a eficiência dos órgãos públicos para o cidadão”, declarou o governador. Na reunião, realizada na Casa da Agronômica, o secretário da SSP, Cézar Augusto Grubba, juntamente com os diretores da Secretaria, repassou informações sobre os trabalhos efetuados em 2010 e os objetivos para este ano. “As diretorias da Segurança Pública trabalham em conjunto para oferece ainda mais segurança à população e melhorias para o setor”, disse o secretário Grubba. Hoje, a SSP conta com 11.142 policiais militares, 3.286 policiais civis, 2.199 bombeiros militares e 383 servidores do Instituto Geral de Perícia. A Secretaria também possui, em sua frota, 3.912 veículos, sendo 80% desses com rastreador via satélite. Dentre os projetos apresentados pelas diretorias para 2011 estão: a integração dos sistemas de radiocomunicação; a aquisição de equipamentos de proteção; a ampliação dos programas de vídeo-monitoramento;e a construção do complexo administrativo da SSP. Na área de Formação e Capacitação, a Secretaria de Segurança Pública ofereceu aos policiais militares e civis, no ano passado, curso superior de tecnologia em Segurança Pública e curso de modernização e re-aparelhamento das instituições de ensino da SSP. Para este ano, a Secretaria pretende firmar três convênios, que irão totalizar investimentos de R$ 1,7 milhões, para: mapeamento de competências, curso superior em tecnologia de Segurança Pública e melhoramento da estrutura de treinamento. Os convênios serão firmados numa parceria entre Governo do Estado e o Serviço Nacional de Seleção Pública. Durante a reunião, a Diretoria de Segurança Cidadão destacou o realinhamento do serviço policial comunitário, objetivando a participação ainda maior da comunidade. Em Santa Catarina existem 324 conselhos comunitários de Segurança (Consegs). “O Conseg produz resultados efetivos, graças ao trabalho de mobilização, organização e conscientização da Polícia Militar, junto à comunidade”, afirmou o governador Colombo. As reuniões fazem parte do cronograma de encontros organizados pela Secretaria de Estado do Planejamento. Na primeira etapa foram realizados encontros com 26 autarquias, fundações e toda estrutura indireta do Governo do Estado. Participaram do encontro o secretário do Planejamento, Filipe Mello; o diretor-geral da SSP, Fernando Rodrigues de Menezes; o diretor de Planejamento e Avaliação, Adauto Viccari; o diretor Administrativo Financeiro, Carlos Thives Carvalho; o diretor de Inteligência, Mauro Candido Rodrigues; o diretor de Formação e Capacitação, tenente coronel Gomes; o diretor de Segurança Cidadão, tenente coronel Duarte; o diretor de Integração, delegado César Amorim Krieger; e o corregedor-geral, delegado Ricardo Feijó.