Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Henrique Fendrich

rikerichgmail.com

Henrique Fendrich (Crônica de São Bento)

Jornalista são-bentense residindo em Brasília/DF


Veja mais colunas de Henrique Fendrich

Na Feira do Largo

Segunda, 28 de março de 2011

Curitiba irá fazer aniversário no próximo dia 29, mas a data costuma passar batida - não é sequer feriado. E há muitas outras coisas que podem passar batidas em Curitiba. A Feira do Largo, por exemplo. Antes de morar lá, eu nunca havia ouvido falar nela. É uma feirinha de artesanato, que já foi chamada de "Feirinha Hippie". Costumava ser ocupada especialmente por artistas, mas ultimamente apareceram pessoas vendendo produtos importados do Paraguai.

Nem por isso a visita se torna menos interessante. Vende-se produtos de madeira, cerâmica, porcelana, vime. Mas o melhor são os personagens. Há aqueles pintores que, em cinco minutos, fazem um quadro com uma paisagem qualquer. Há aquelas figuras que escrevem coisas em grãos de arroz. Mas, de tudo que vi, nada é mais interessante na Feira do Largo do que Hélio Leites.

 

Um miniaturista

Hélio Leites é um miniaturista. Tudo o que é pequeno e sem valor, Hélio aproveita. A sua arte é feita de botão, caixa de fósforos, palito de sorvete, casca de pinhão, rolhas de garrafa e latas de sardinha. Um doido, bem se vê. E sua imagem não ajuda muito: ele não tem exatamente cabelo, mas sim uma "crista", como os galos. Todo esse estranhamento faz com que sua barraca seja uma das mais concorridas da feira. Hélio abusa da poesia e do bom humor na hora de contar as histórias por trás de seus estranhos produtos.

Alguns deles: uma seringa com um boneco de Santo Antônio dentro dela. "Injeção de ânimo", explica. As pessoas começam a rir e ele emenda: "Tá vendo? A pessoa vê isso aqui, dá risada e esquece dos problemas". Um palito de sorvete transformado numa arara. É o indicador de TPM: a mulher coloca na camisa, usa como botton e todo mundo conhece o seu estado de espírito. Uma mola com um boneco em cima: São Longuinho, para as pessoas que não puderem dar três pulinhos - às vezes a pessoa pula, torce a perna, e o prejuízo é maior.

E assim, Hélio Leites conquista a feira. Ninguém diz que aquele homem cursou economia e trabalhou em banco. Um belo dia, largou tudo e começou a trabalhar com coisas sem importância. Foi ser artista de rua. Criou o Museu do Botão. Fez Escola de Samba de caixinha de fósforo. Pensou em criar um assobiódromo - um lugar para as pessoas assobiarem sem perturbar ninguém. E, depois de tudo isso, brilha numa feira de artesanato em que a maioria das pessoas não está interessada em comprar os seus produtos.

 

Lições de Curitiba

O Largo da Ordem, onde fica a feira, é cheio de prédios históricos e antigos. Lá, e por toda a cidade, existe na frente deles um pequeno "totem", contando de forma resumida a história do lugar e sua importância para a cidade. É uma maneira simples e eficaz de garantir a preservação da memória e a informação rápida e precisa ao turista.

 

Visita ilustre

Como todos devem saber, Brasília recebeu na última semana uma visita ilustre, há muito tempo desejada. Um verdadeiro ícone para a América, uma figura de importância reconhecida até mesmo pelos seus críticos. Toda a cidade foi mobilizada. A imprensa deu grande destaque. A presidente Dilma fez as honras da casa. Foi uma bela visita, Shakira. Ah, veio o Obama também.

Saudações!



Comente





Nadine Neves


Definitivamente terei que voltar à Curitiba. E sempre soube que voltaria por motivos mais culturais! Quer mais cultura que uma feira multicultural?Pelo jeito nem terei que procurar muito pelo Hélio, né? Parece-me que há grande destaque para ele. Contarei como foi a experiência.Obs.: não fazia idéia que o comentário sobre a visita tinha vindo parar aqui! hehehe

Responder      04/04/2011

Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA