Governador Raimundo Colombo assinará adesão ao Pronasci nesta sexta-feira
Florianópolis - Na manhã de hoje (25), o governador Raimundo Colombo assinará, na Casa da Agronômica, os atos de adesão de Santa Catarina ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O governador realizará a cerimônia acompanhado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e do secretário da Segurança Pública, César Grubba, às 10h.
Após a assinatura, o Governo do Estado estará habilitado a apresentar projetos para a área de segurança ao Governo Federal, como para a compra de equipamentos para a modernização da polícia, por exemplo.
A decisão da adesão foi tomada durante visita de Colombo ao ministério da Justiça, no dia 15 de março. Em Brasília, o governador se reuniu com o próprio ministro, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Augusto Rossini.
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais. Entre os principais eixos do programa destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.