Métodos de prevenção de desastres discutidos em sala de aula
São Bento - O departamento de Defesa Civil de São Bento do Sul, no intuito de formar novos defensores das práticas de prevenção de desastres, efetua um ciclo de palestras para Unidades de Ensino, sejam municipais, estaduais e particulares. A coordenadora de Prevenção Nice Quege, responsável pela programa, aborda os mais variados temas ligados a prevenção. As palestras, embora possuam o mesmo tema, são direcionadas a faixa etária da turma para fácil assimilação por parte das crianças.
Somente no mês de março já foram feitos quatro eventos nas escolas Emílio Engel no Rio Vermelho Estação, na Escola Hercílio Malinowski no bairro Dona Francisca em duas ocasiões e na Escola Antônio Treml no bairro Alpino.
Segundo o diretor Aluísio Moreira o ambiente escolar é propício para difusão dos conhecimentos de Defesa Civil, para que novas gerações possam se precaver quanto aos riscos de desastres e aprender a conviver com eles. “Buscamos junto as escolas a integração, isto desenvolve a sociabilidade e o interesse acerca deste tema tão em evidência. É indiscutível que dentro dos conceitos de Defesa Civil que é Prevenir, Preparar, Socorrer e Reconstruir, devemos investir maciçamente na prevenção, pois além de diminuir os custos do socorro e reconstrução, vidas podem ser poupadas”, reflete o diretor.
Durante as palestras são repassadas informações desde o manuseio de fósforo, álcool, gás de cozinha no interior das residências, dentre outras como enxurradas e deslizamentos de terra.