Um dos principais questionamentos com os quais se depara quem quer construir seu imóvel é a escolha do terreno. Nem sempre são levados em consideração itens importantes, que depois poderão ser motivos de insatisfação para o novo proprietário.
Alguns aspectos, na hora da compra, devem ser observados, além de identificar-se com o local:
a) A facilidade de acesso ao lote, tendo vias que possibilitem chegar ao mesmo (já existem restrições para algumas modalidades de financiamento, referente à pavimentação).
b) A existência no local de rede pública de água, energia e esgoto. A inexistência pode ser indício de loteamento irregular. Ou, se for desmembramento, isto pode gerar custos para o comprador mandar fazer.
c) A existência de infraestrutura, como mercados, escolas, padarias, linhas de ônibus - isso pode valorizar o seu empreendimento. Cuidado com vizinhanças barulhentas.
d) O terreno deve preferencialmente ser acima do nível da rua, para evitar alagamentos ou umidades provenientes de corrimento de água para o local (certifique-se com a vizinhança se isto ocorre).
e) Veja se existem barrancos demasiados (tanto para cima como para baixo), ao redor do terreno, pois isto pode ser problema sério num desmoronamento, ou caro demais para ser feito um muro de contenção.
f) Certifique-se de que o terreno é de solo natural ou então com terraplanagem de corte. Se for com terraplanagem de aterro (preenchido) pode trazer problemas na hora de serem feitas as fundações.
g) Terreno inclinado pode ser problema. Ou não! Dependendo do grau de ousadia que se pretende extrair do projeto, as inclinações podem ser aliadas. Claro que deve-se verificar o "efeito" no orçamento.
h) Importante: faça uma "Consulta Prévia" na prefeitura. Não tem custo. Assim você terá por escrito o que pode ou não construir, além de outros dados, inclusive tributários.
i) Providencie as "Certidões Negativas" do terreno e do vendedor, perante o Cartório e o Fórum. Os custos são relativamente baixos e fazem parte do processo de transferência. Peça antes de fechar negócio.