Senai e Senac com treinamentos para diferentes áreas de atuação
São Bento/Mafra - Profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos ou aprender um novo ofício podem aproveitar um dos cinquenta e três cursos de formação inicial e continuada oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em suas unidades do Planalto Norte e Nordeste de Santa Catarina. Os cursos de qualificação e aperfeiçoamento são focados em demandas específicas apontadas pelas empresas. Das opções, onze são oferecidas na modalidade de educação a distância (alguns deles com encontros presenciais). Também há opções de cursos nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, elétrica, madeira, mecânica, metalmecânica, tecnologia da informação, têxtil e vestuário e segurança do trabalho. Os cursos iniciam até 15 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo www.sc.senai.br ou pelo telefone 0800-48-1212.
Em São Bento do Sul, são oferecidos os seguintes cursos: Eletricista Instalador Predial; Eletrônica I; Oficina de Design; Preparador e Aplicador de Material de Acabamento com Pistola; Programador CNC Madeira; SolidWorks Básico; Mecânica Geral; Operador de Empilhadeira; Programador Centro de Usinagem; Soldador MIG, TIG, oxiacetilênica e eletrica convenciona. Em Mafra, Eletricista Industrial; Eletricista Predial NR 10 - Básico - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade; Programação CLP; Comunicação e Técnicas de Oratória; CAD 2D e 3D; e Soldador.
OPORTUNIDADES
No dia 19 de março foi comemorado o Dia do Marceneiro, uma profissão de destaque em Santa Catarina em função do elevado número de pequenas, médias e grandes empresas existentes. "Esses profissionais que no passado realizavam trabalhos de maneira quase artesanal e aprendiam as técnicas com parentes e amigos, hoje precisam lidar com modernas tecnologias. E para quem busca um conhecimento formal, são diversas as oportunidades de trabalho", afirma o coordenador dos cursos da área de mobiliário da unidade do Senai em São Bento do Sul, Adriano Rank.
Ele explica que as pessoas com formação na área de marcenaria podem atuar tanto nas diversas fábricas existentes em Santa Catarina como em empresas menores, que fabricam móveis sob medida. Segundo ele, o perfil profissional esperado de um profissional da área de móveis inclui domínio de desenho técnico e conhecimento sobre máquinas, materiais e equipamentos que podem ser usados, além de saber utilizar softwares de desenho assistido por computador (CAD) e noções de design.
Rank também destaca a demanda das empresas (mesmo as de pequeno porte) por operadores de máquinas que utilizam comando numérico computadorizado (CNC). Para quem se interessa pela parte de projetos, o Senai oferece em São Bento do Sul os cursos de aprendizagem em Prototipista de Móveis (voltado para a área de produção), com um ano de duração, e o técnico em móveis, com dois anos de duração. Também oferece cursos de aprendizagem em desenhista industrial de móveis e curso técnico em design de móveis.
PROJOVEM
Numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a prefeitura de São Bento do Sul divulgou nesta semana a capacitação de mais duzentas e oitenta pessoas no município. O trabalho será desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e visa preencher demandas do mercado, levantadas após estudo feito pelo Senac, que também ministrará os quatorze a serem oferecidos. "No primeiro ano trabalhamos fortemente na atração de novas empresas, diversificando nossa economia local. No segundo, trabalhamos na capacitação, com a oferta de cursos nas mais variadas áreas, com especial destaque ao trabalho feito pelo ProJovem Trabalhador, que formou quase quinhentas pessoas. Agora, temos novamente esta parceria com o Senac, para capacitar mais duzentas e oitenta pessoas", observou o prefeito.