Cento e sessenta pessoas estão participando
São Bento - Cento e sessenta pessoas estão reunidas esta semana no hospital e maternidade Sagrada Família para receber orientações sobre os aspectos físicos e emocionais que envolvem a gravidez e sobre os principais cuidados com o recém-nascido. O curso para gestantes e acompanhantes teve um recorde de inscrições nesta edição. Realizado há cinco anos, com duas edições anuais, tem atraído cada vez mais participantes. "Percebemos a diferença nas mães que participam do curso, principalmente as de primeira viagem. Quando elas chegam ao hospital para o parto estão mais seguras, pois já conheceram as instalações e a equipe da maternidade. Esse contato é muito importante para nós", destaca a diretora da instituição, Irmã Beatriz Zanatta.
"Estou participando porque ainda tenho muitas dúvidas. Os palestrantes são profissionais capacitados que nos transmitem conhecimento e segurança", comenta Soriane Stefen, grávida de seis meses do primeiro filho. "É bastante esclarecedor". Outro aspecto positivo do curso, de acordo com as organizadoras, é o fato de que, a cada edição, o número de homens inscritos vem aumentando.
"A participação do pai é muito importante neste processo. Ao receber diversas informações sobre a gestação e sobre os cuidados com o bebê, ele pode ajudar ainda mais a mulher ou a namorada durante a gestação e após o nascimento do filho", completa Irmã Beatriz. É o caso de Franciele Koba, também grávida de seis meses e do primeiro filho. O namorado, Alessandro Streit, a acompanha durante o curso. "A participação dele é muito importante. Estamos recebendo muitas informações, está sendo muito bom", avalia a futura mamãe.
PROGRAMAÇÃO
Durante o curso, que encerra hoje, sexta-feira, ginecologistas, obstetras, pediatra, enfermeiras, assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, dentista, fisioterapeuta e nutricionista orientam sobre aleitamento materno, alterações físicas e emocionais durante a gestação, humanização do nascimento, vacinas, teste do olhinho, teste da orelhinha, direitos da mãe trabalhadora, odontologia, banco de leite humano, alimentação, tipos de parto, pilates na gestação e banho no recém-nascido, além da vista à maternidade e ao centro obstétrico. O Clube da Lady, que desenvolve ações voluntárias em prol das instalações da maternidade e das mães carentes, com doação de enxoval, cobertores e orientações, também participa do curso.