São Bento - A Prefeitura de São Bento do Sul e o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizam no dia 25 de maio, o Dia do Desafio. O evento acontece pela segunda vez na cidade e visa a incentivar o maior número possível de pessoas a praticarem atividades físicas. O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido em todo o mundo. Realizada anualmente, a disputa propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico.
A programação será intensa em São Bento do Sul e visa ultrapassar o recorde atingido no ano passado, onde mais de 22.000 pessoas participaram da proposta. Pessoas de diversos pontos do município podem participar, incluindo empresas, escolas, universidades, além de espaços ao ar livre, como praças e terminais urbanos de passageiros.
Para definir toda a programação, a FMD, Fundação Municipal de Desportos juntamente com o SESC estão trabalhando no projeto. Neste ano a intenção é inserir nas programações o incentivo ao cuidado com o meio ambiente, para isso será montada uma ação de plantio de mudas nativas, em um local ainda a ser definido pelo Departamento de Meio Ambiente. Outra novidade que está em estudo é a realização de uma caminhada pelo centro da cidade. “Com isso queremos mostrar a nossa gente a importância da atividade física na saúde da pessoa” disse o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmamnn.
História
No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chagou a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que às 15 horas as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Porém, o inverno rigoroso levou a transferência para o mês de maio, início de verão no hemisfério norte. Deste então, o Dia do Desafio passou a realizar-se anualmente e cresce em número de cidades e em total de participantes.