Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Projeto vai modernizar e profissionalizar gestão das docas

Quarta, 23 de março de 2011


Secretaria dos Portos (SEP) firmou parceria com o SENAI de Santa Catarina para implementar modelo de gestão por resultados

Parceria vai promover a reorganização estratégica de gestão e de processos internos de 18 portos marítimos administrados pela secretaria dos portos (Foto: Gentl Barreira/Companhia Docas do Ceará)
 

Florianópolis,  - Um projeto-piloto realizado na Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) vai fazer o diagnóstico da gestão, revisar os custos, profissionalizar as ações e estruturar o planejamento dos portos de Natal, Maceió e terminal salineiro de Areia Branca, todos ligados à CODERN. O trabalho é resultado de uma parceria firmada pela Secretaria de Portos (SEP) com o SENAI de Santa Catarina para atender às novas políticas para o setor portuário e ao decreto presidencial N° 6.413, que determina a gestão por resultado das Companhias Docas (administradoras dos portos públicos, vinculadas à Secretaria de Portos).

A parceria tem como foco principal promover a reorganização estratégica de gestão e de processos internos de 18 portos marítimos administrados pela SEP. A expectativa é que dentro dos próximos anos as melhorias já sejam percebidas em pontos como valores de tarifas e melhoria da movimentação das cargas

O coordenador geral de avaliação de desempenho da Secretaria dos Portos, Jorge Ernesto Sanchéz Ruiz, explica que o governo federal entende que existem áreas-chave que devem ser aprimoradas, dentre elas a política de cargos e salários de funcionários e as tarifas praticadas pelos portos. "O sistema de cobranças tarifárias tem sido reajustado por inércia ao longo do tempo, mas sem vincular os custos de uma atividade ao que se cobra das empresas. Com a revisão dos valores, teremos tarifas baseadas em custos mais razoáveis e eficientes", destaca.

Segundo Ruiz, as melhorias serão perceptíveis também na movimentação de cargas e circulação de veículos nos arredores dos portos. "Com a gestão do tráfego interno e externo, certamente haverá mais agilidade nesses portos", afirma. A parceria com o SENAI/SC prevê o diagnóstico da situação atual dos portos, a formulação do planejamento estratégico, mapeamento de processos, implantação de Balanced Scorecard, estruturação de plano de cargos e salários, refinamento da gestão financeira e de custos, estruturação de programa de avaliação de desempenho, elaboração de plano de treinamento e desenvolvimento e sistema de gestão integrado.

O SENAI de Santa Catarina atua com consultoria em gestão para o setor portuário há mais de 10 anos, tendo atendido instituições como a Empresa Nacional de Administração de Portos de Cabo Verde (África), Portos de Itajaí (SC) e de Itaqui (MA) e atuado no desenvolvimento de um modelo de avaliação de gestão portuária que adota os mesmos fundamentos de gestão de excelência do Prêmio Nacional de Qualidade. Também possui o aval da certificação em Gestão da Qualidade ISO 9001:2000 em assistência técnica e tecnológica, além de ter sido finalista do Prêmio Nacional da Qualidade em 2004.

"Pretendemos utilizar a expertise que acumulamos na avaliação de gestão para o setor portuário para aprimorar os serviços prestados nos portos brasileiros. É uma iniciativa que terá reflexos na infraestrutura utilizada pela indústria para promover comércio entre estados e países", ressalta o diretor regional do SENAI de Santa Catarina, Sérgio Roberto Arruda. A parceria terá duração de 36 meses e envolverá colaboradores das unidades do SENAI em Blumenau, Itajaí, Criciúma e Joinville, além da unidade de Florianópolis, que vai coordenar o programa.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de educação inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições. No ano de 2010, o SENAI de Santa Catarina registrou mais de 90 mil matrículas.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA