Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Como aprender sem (tanto) esforço

Quarta, 11 de novembro de 2015

Especialistas em memória afirmam técnicas para aprendizado que são aparentemente simples, mas eficazes na hora de aprender algo novo, que podem muito nos ajudar:

1. Reconhecimento da ignorância

O auto-teste é uma das melhores maneiras de melhorar a memória. Reconhecer a própria ignorância deixa a mente em ação, ajudando na memorização de informações. Tentar fazer algo, mesmo sabendo que não se sabe fazer, é um ótimo exercício.

Realizar uma tarefa mais difícil envolve atenção e, consequentemente, cria alicerces mais firmes para recordar do conhecimento obtido mais tarde.

2. A tecnologia é o seu cérebro expandido

Você perde muito tempo estudando, estudando errado. Para combater isso, muitos pessoas programaram algoritmos em seu cérebro para lembrá-los de alguma palavra que poderia ser esquecida em uma eventualidade.

Da mesma forma, aplicativos e a internet podem ser grandes aliados na hora de memorizar certos conceitos.Para quem está na escola, vale dar uma olhada em canais como a Khan Academy ou o YouTubeEDU.

3. Relaxe

Quanto uma pessoa experimenta pausas curtas, permitindo-se relaxar, pode garantir-se um ganho a mais no aprendizado, pois a fadiga pode ser um grande problema onde nada mais entra no cérebro.

4. Pequenas porções de informações

Grandes campeões de memorização ou aprendizado não ‘gravam’ as cartas de um baralho pelo naipe – todas as de paus, todas as de copas… Eles processam as informações em pequenas porções. É melhor gastar pequenos blocos de tempo em uma maior variedade de assuntos, ou seja ir por partes,  e habilidades em vez de concentrar todo o seu período de estudo em um único tópico.

5. Storytelling ou metáforas

Uma história pode ajudar a reativar sinapses e memorizar estudos. Quando é pedido para construir uma história com o que está se aprendendo isto ajuda bastante quando for necessário lembrar de algo.

 

Concurso de Pontes de Palito de Picolé na Univali

 

Clique para ampliar
 

 

O Centro Acadêmico Emílio Henrique Baumgart organiza, no próximo sábado, dia 7 de novembro, na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), o Concurso de Pontes de Palito de Picolé 2015.

Esta é já a terceira edição do evento, que junta alunos de Engenharia Civil de diferentes Universidades do Brasil, no projeto, construção e teste de modelos estruturais de pontes.

---------------------------------

 Clique para ampliar
 “A mente usa a sua faculdade de criatividade apenas quando 
a experiência a obriga a fazê-lo.”

HENRI POINCARÉ (1854-1912)

Filósofo e matemático francês



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA