São Bento - Os 39 alunos do Centro de Apoio e Formação Infanto Juvenil (Cafi) Pinóquio, no bairro Centenário apresentaram nesta terça-feira (22) o projeto desenvolvido em sala de aula sobre o Meio Ambiente. A data de abertura da exposição foi escolhida também para marcar as comemorações do Dia Mundial da Água. O Prefeito Magno Bolmann, acompanhado da Presidente da Câmara de Vereadores Nilva Larsen Holz, dos secretários Edimar Salomon (agricultura) e Clélia Roesler (Assistência Social) e demais diretores da pasta, conferiram de perto os trabalhos e maquetes feitas pelos estudantes.
As professoras Célia Terezinha Gomes e Marcia Schwalbe Bianchin, propulsoras do projeto, destacam a dedicação e alegria dos alunos com a conclusão do projeto. “Quando apresentamos o projeto em sala os alunos ficaram em dúvida se conseguiriam concluí-lo, mas com dedicação e muito estudo eles conseguiram se superar”, disse Célia.
O Prefeito ressaltou a importância das crianças conhecerem o que é o Meio Ambiente e as formas de preservação. “Desde pequenas elas se tornam defensoras de programas que visem a preservação, porque desde pequenas elas também conhecem as consequências e riscos de ações desenfreadas que agridam a natureza e principalmente a água”, lembrou Magno dando destaque ao Dia Mundial da Água.
Os estudos foram direcionados a apresentação de espécies de animais, plantas medicinais árvores nativas e a reciclagem do lixo. A aluna Inara Karina Tribess, 11 anos, falou sobre o tempo de decomposição de diversos itens como plástico, alumínio, vidro, tecido, entre outros. “Cada um desses produtos deve ser reciclado e para isso também são encontradas lixeiras de diferentes cores, onde cada cor é referente a um item”, disse a estudante.
Para marcar a realização do projeto, o Prefeito e os alunos plantaram uma muda da árvore “Chuva de Ouro” em frente ao Cafi. “Sempre que vocês olharem para essa árvore, que hoje ainda é pequena, vão lembrar desse dia e tudo o que vocês aprenderam sobre a preservação do Meio Ambiente”, frisou Bollmann. O projeto teve apoio da Secretaria de Agricultura que disponibilizou mudas e material de apoio para desenvolvimento dos trabalhos.