Governo federal já deu parecer favorável
Campo Alegre - O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Campo Alegre reuniu-se recentemente e discutiu diversos assuntos - entre eles a proposta de aquisição de equipamento através do Fundo Nacional de Saúde. O presidente do CMS, Deodato Raul Hruschka, informou que, após solicitar algumas complementações no projeto, o Ministério da Saúde deu parecer favorável ao pedido, por isso há boas expectativas de conseguir os recursos. A solicitação ao Fundo Nacional de Saúde inclui equipamentos odontológicos, raio-x odontológico, autoclaves, mesa ginecológica, computadores, geladeira para sala de vacina, além de uma ambulância básica para remoção e um veículo de pequeno porte para transporte de pacientes. "Tivemos a intermediação do deputado Mauro Mariani, através de destinação de emenda, e esperamos que o ministério possa liberar esses recursos", afirma Deodato.
Também ficou definida, durante a reunião, a data de realização da 4ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para 4 de dezembro. O presidente também divulgou as Plenárias do Conselho Estadual de Saúde, em Florianópolis, que ocorrem nos dias 13 e 14 de novembro, e a convocação para a Plenária Nacional dos Conselhos de Saúde, em Brasília, nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2010.
RELATÓRIO
No encontro, houve apresentação do relatório do plano de Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Município de Campo Alegre para o período 2010/2012, que tem como objetivos garantir o cuidado integral e contínuo nos diversos ciclos de vida, proporcionar condições de continuidade dos cuidados prestados à população, acompanhar a evolução clínica dos usuários portadores de patologias crônicas, promover cuidado integral aos usuários e criar ações em educação permanente para os profissionais de saúde do município. Aumentar a cobertura de Estratégia de Saúde da Família e Agentes Comunitários e promover a mudança no modelo assistencial à saúde também são metas do plano. Aprovado pelo conselho, o plano será encaminhado à Câmara de Vereadores.