Florianópolis - Conhecer as pessoas, formar uma equipe de trabalho e receber informações fundamentais sobre cada área. Essas foram as características ressaltadas pelo governador Raimundo Colombo, durante reunião com a Secretaria de Estado da Educação, na segunda-feira (21). O encontro faz parte das reuniões com as secretarias setoriais do Governo do Estado.
Para o governador Colombo, o Estado não pode se preocupar somente com a rede estadual de Educação, mas também com a rede municipal e particular, buscando desenvolver todas as áreas. “Associar a prática esportiva a eventos que integram a escola, a comunidade e o Estado é essencial para uma educação de qualidade”, destacou o governador. No encontro, diretores da Secretaria de Estado da Educação apresentaram as atividades realizadas nos últimos anos e as ações que serão implantadas em 2011.
Em Santa Catarina, atualmente, existem 647.365 alunos matriculados nas escolas de Educação Básica, que atendem crianças de 0 à 14 anos. No Ensino Fundamental são mais de 380 mil matriculados e no Ensino Médio, 211.655. O Governo do Estado desenvolve, ainda, ações por meio da Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Centro de Educação Profissional e Educação Indígena.
Na Educação Superior, o Estado promove bolsas de estudo e pesquisa, como a do artigo 170, que visa à inclusão social do aluno carente na faculdade, por meio das redes Acafe e Ampesc. Neste ano, o art.170 irá atender 18 mil acadêmicos. “Em Santa Catarina 26% dos jovens, com idade entre 18 à 26 anos, estão cursando ensino superior. É o melhor índice do Brasil”, afirmou o secretário Tebaldi.
A Secretaria de Educação também promove cursos de formação de gestores para professores da rede estadual. O Estado tem 22.572 professores efetivos e 16.528 ACTs.
Também participaram da reunião o secretário da Comunicação, Derly Massaud de Anunciação; o secretário do Planejamento, Filipe Freitas Mello; diretores da SED e diretoras de escolas públicas de Florianópolis.