União Municipal de Estudantes Secundaristas promoverá passeata reivindicando o passe-livre e também melhorias no transporte público
São Bento - Será realizado neste sábado - amanhã, portanto - o II Congresso da Umes, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Bento do Sul. Os estudantes participantes podem ser das redes municipal, estadual e particular de ensino. No ato, que será realizado a partir das 8:00, no colégio Orestes Guimarães, será eleita a nova diretoria da entidade, com mandato de dois anos. Conforme explica o atual secretário-geral da Umes, José Adolfo Linhares Trentini, 16 anos, que esteve nesta semana no Evolução, também haverá apresentações artísticas, com bandas e peças teatrais. Sem sede própria atualmente, a Umes programou uma manifestação para às 11:00, saindo do próprio Orestes Guimarães e partindo pelas ruas centrais de São Bento do Sul.
DELEGADOS
No decorrer da passeata, serão reivindicadas melhorias no transporte público e também solicitado o passe-livre. A maioria dos participantes é eleita nas próprias escolas - são escolhidos delegados, um titular e um suplente, em cada estabelecimento, das 7ªs e 8ªs séries e do Ensino Médio, além dos cursos técnicos e pré-vestibulares. Após a passeata, será servido almoço no próprio local do evento, ou seja, no Orestes Guimarães, onde também será feito o credenciamento do congresso. O evento conta com apoio de sindicatos e de partidos políticos, como PDT e PT.
Durante o I Congresso da Umes, realizado no ano passado, na Câmara de Vereadores, uma das reivindicações, conforme o secretário-geral da entidade, estava relacionada à falta de suprimentos para a merenda escolar, atendida pelos responsáveis. Maiores informações sobre o congresso através do fone 9961-0945 e do e-mail josejspdt@hotmail.com.