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Padre Antônio Taliari

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Padre Antônio Taliari

Jornalista (DRT 3847/SC)

Missionário em Rondônia, estudando em Curitiba/PR


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A transfiguração é o coração da revelação do mistério de Jesus

Segunda, 21 de março de 2011

20/03/11 Dom: Gn 2,1-4a - Sl 32 - 2Tm 1,8b-10

EVANGELHO: Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias". Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o"! Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos, e não tenhais medo". Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: "Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos" (Mt 17,1-9).

A transfiguração é o coração da revelação do mistério de Jesus. Graças à experiência da transfiguração, os discípulos entram no conhecimento que o Filho tem do Pai e o Pai, do Filho. Ponto alto da narrativa é a obediência ao 'Jesus só' que o Pai ordena.

Se somos feitos pelo que ouvimos, a escuta é caminho para a visão e força para a caminhada. O caminho atrás de Jesus como discípulo os preparou para a visão, ainda que esta tenha sido imprevisível e inesperada. Agora, os discípulos sabem quem ele é, porque devem escutá-lo, porque tem que segui-lo. A obediência a 'Jesus só' diz respeito especialmente à sua palavra sobre Jerusalém, a cruz, a morte violenta. Sem cruz não há salvação, porque sem amor não há salvação, porque sem dor não há amor. A glória da vitória passa pela dor.

A escuta e o seguimento de Jesus ajudaram os discípulos a entender do que falaram Moisés e Elias. Cada um a seu modo, falou da plenitude do dom de Deus. A voz do Pai - "Este é o meu Filho" - e a face do Filho, transfigurado pela comunhão com Deus que se exprime e se alimenta na oração, são, antes de tudo, uma confirmação daquilo que os discípulos têm dificuldade de entender agora e mesmo depois da ressurreição (Lc 24,25ss.), que é a necessidade da cruz, por um lado, e o dom excedente da salvação que o Pai nos dá em Jesus e no Espírito.

É necessário refletir sobre o primeiro Êxodo, o de Moisés, para entender o segundo, o de Jesus, e viver o terceiro, o nosso. Jesus, como Moisés, coloca-se à frente do povo para o novo êxodo, cujo êxito é o Reino plenamente realizado, a Jerusalém definitiva. Como Elias, será 'arrebatado', ou seja, 'assumido' no céu para aparecer novamente no final dos tempos (2Rs 2,11ss.). "Da mesma forma que foi, ele votará" (At 1,11).

 

21/03/11 - Seg: Dn 9,4b-10 - Sl 78 - Lc 6,36-38

22/03/11 - Ter: Is 1,10.16-20 - Sl 49 - Mt 23,1-12

23/03/11 - Qua: Jr 18,18-20 - Sl 30 - Mt 20,17-28

24/03/11 - Qui: Jr 17,5-10 - Sl 1 - Lc 16,19-31

25/03/11 - Sex: Is 7,10-14; 8,10 - Sl 39 - Hb 10,4-10 - Lc 1,26-38

26/03/11 - Sáb: Mq 7,14-15.18-20 - Sl 102 - Lc 15,1-3.11-32



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