Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

“Tá nervoso?”

Terça, 06 de outubro de 2015

 

Atualmente observamos um fenômeno preocupante e que acabou se tornando piada no meio social: o estresse. Que aparece na música popular, habitualmente repetida por aí, fãs ou não do estilo musical que a forjou, pela expressão “Tá nervoso? Vai pescar!”

Virou brincadeira, piada que tenta amenizar algo que é cada dia mais comum na vida das pessoas. Tão comum que algumas já consideram viver estressado algo absolutamente normal, afinal, quem não vive estressado?

Considerar estresse como algo normal seria o mesmo que dizer que insônia, falta de apetite, diarreia, hipertensão, má digestão, falta de concentração, memória ruim, uso diário de álcool, diabetes, depressão e câncer são coisas normais. A lista vai longe, mas essas são algumas alterações e doenças que o estresse crônico pode contribuir para que afete o organismo. Elas aparecem quando o sujeito estressado tenta fingir que não está acontecendo nada e não busca solucionar a situação estressora.

Uma pessoa que consegue ocupar-se de seu estresse dificilmente adoecerá por conta dele. São pessoas que quando percebem sua mente e seu corpo se alterarem permitem-se questionar seu dia-a-dia. Avaliar a rotina, os afazeres, as relações, os pensamentos. Nesta avaliação é possível entender o que da dinâmica das coisas está fazendo mal, está adoecendo e assim corrigir.

Mas, para isso é preciso que a pessoa se volte para dentro de si. No entanto, ninguém tem tempo para isso. Estamos numa era onde tempo é raridade, pensar em suas próprias questões é um luxo ao qual poucos se dão. A situação é tal que a Organização Mundial de Saúde estima que aproximadamente 90% da população mundial apresenta nível de estresse fora dos índices adequados. Sim, em níveis baixos o estresse é positivo. No entanto, nesse nível se quer costumamos nominá-lo como estresse. Muitas vezes ganha o simpático nome de “frio na barriga”. Mas, sua persistência é danosa, aí começamos a dizer que estamos nervosos, o tempo todo. E logo vêm as alterações fisiológicas e doenças.

Como não ficar estressado? Podemos falar de duas situações diferentes. Quando a pessoa fica estressada com tudo e quando algumas coisas estressam a pessoa. Quem fica estressado com tudo deve estar estressado com uma coisa só: consigo mesmo. Com sua própria postura, a forma que se vê no mundo, a forma que acredita ser visto pelos outros, a diferença entre suas expectativas e a realidade, suas frustrações. Quando algumas coisas estressam a pessoa, é preciso lidar diretamente com elas, geralmente são coisas com as quais não se lida diretamente ou com as quais se lida sempre da mesma maneira, embora esta maneira se prove ineficiente a cada dia.

Trabalhando as situações citadas, que são as mais comuns, é bem provável que o estresse se fará presente menos vezes. E, quando o estresse inevitável surgir, poderá durar menos tempo. Algumas pessoas conseguem sozinhas, outras precisam de ajuda. Pare para pensar, entenda-se, vá pescar se lhe fizer bem. Mas, jamais considere a horrível sensação de bagunça física e mental provocadas pelo estresse como algo normal. Recuse-se a se acostumar com isso. Seu corpo e sua mente dão sinais, escute-os. Cuide-se!



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA