Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Maurélio Machado

maurelio_machadoyahoo.com.br

Escritor e Poeta

Natural de São Bento do Sul,SC, casado com Karim Voigt, pai de 2 filhas: Daniela e Fernanda e 1 filho: Fábio Luis, 1 neta Giovanna e 1 neto Eduardo.

 Membro da Academia Parano-Catarinense de Letras, ocupando a cadeira de nr. 41.

 Membro da Diretoria da Oficina de Poetas - formação de jovens poetas nas escolas públicas.

 Membro da Academia de Letras Infanto-Juvenil para Santa Catarina 

Municipal de São Bento do Sul

 Mérito Literário do Instituto Montes Ribeiro de Curitiba/Pr

 


Veja mais colunas de Maurélio Machado

Interpretando os sinais

Segunda, 21 de março de 2011

"A qualquer momento poderá acontecer coincidências significativas.
 Podemos estar mergulhados no nosso dia-a-dia quando aparentemente sem aviso, um acontecimento casual nos chama a atenção.
Aristides era um homem reservado, de poucas palavras e muitas ações.

De família humilde descendente de Açoarianos, casou-se com Maria Belica após desacertos com a primeira mulher.

Foi pai de dois meninos e uma menina no primeiro casamento e de um menino no segundo.

Exercera a pesca como atividade principal durante muitos anos, após entrou para a polícia civil, exercendo sua profissão de soldado, cabo e sargento por diversas cidades do estado.

Galgando postos tornou-se delegado de polícia em Biguaçu,SC, na  grande Florianópolis, sua cidade natal.

Em uma das centenas de ações, após troca de tiros com assaltantes foragidos da penitenciária estadual alcançou êxito em prendê-los, não sem conseqüências: fora ferido gravemente no peito, razão pela qual aposentou-se meses após.

Muito tempo transcorrera daquele incidente quase fatal, mas Aristides estava bem.

Sua principal diversão era assistir aos treinos do Figueirense – o Furacão do Estreito no campo do modesto Biguaçu FC., cultivar sua pequena horta e tocar violão (na adolescência fora cantor de baile na região).

Certo dia levantou-se, cortou a barba, tomou  banho e colocou suas  roupas e calçados dominicais e achegando-se à filha mais velha, vizinha de sua casa, solicitou-lhe a presença dos familiares para uma reunião.

Lá estava aquele homem sério em seu terno preto, gravata cinza...expressão enigmática...
Presentes quase todos os familiares anunciou:  HOJE EU VOU MORRER, ÀS 3,00 horas da tarde!
-
Mas, ó...ó...ó... que coisa papai...

- Não acredito no que estou a ouvir balbuciavam outros.
"O velho pirou de vez..."  - pensaram.
Mas ele nem aí para os indignados.
Ditou-lhes detalhes de como queria a cerimônia fúnebre, a destinação de seus parcos bens à família e demais preparos..

Após a indignação geral, o susto, mau agouro...cada um de per si tratou dos afazeres diários, nem aí para as "caduquices do velho"...
Pois se ele estava bem de saúde (fora ex-pescador,policial e delegado), ora aposentado, com certeza teria ainda muitos anos para azucrinar o pessoal.
Pelas 3 horas da tarde, como de costume, a filha foi levar um cafezinho ao quarto do pai, meu avô paterno.
Estarrecida constatou: ELE FALECERA, como previra na manhã.
O diagnóstico médico? - Morte natural.

 

                                     *****

Anotações:

A grande maioria de nós já teve esta espécie de experiência, descartando-a como sincronicidade, relacionando os fatos apenas a uma grande coincidência.

Precisamos interpretar os sinais dos sonhos e pensamentos.

CARL JUNG, afirmava que a sincronicidade era um princípio sem causa no universo, uma lei que funcionava para mover os seres humanos na direção de um crescimento maior de sua consciência"...do livro: "A visão celestina” edit. Objetiva Ltda, Rio de Janeiro, ed 2001.



Comente





Alexandre Filgueiras


Significativas as coincidências que acontecem nas vidas: sincronicidades? oo meros acasos?...precisamos ficar atentos aos sinais emitidos!!! Grande abraço poeta

Responder      13/05/2011

Cleusa Nalu Tascheck Strecker


Nossa vida é cheia de sinais, e muitas vezes a gente näo acredita, ou näo dá a devida importancia ao fato.Ser "pescador,policial e delegado" näo é diferente de ser "Humano". Näo importa o que voce é, ou o que foi um dia, os sinais vem para todos e quando for a hora, será!!! Sonhar é revelar seus desejos, e quando a gente deseja de coracäo e se programa para isso, acontece! Nosso destino está nas maos divinas, e a única coisa que temos certeza é de que esse dia chegará. Quando?? Aguarde o sinal!

Responder      01/04/2011

ESTER FARIAS DE OLIVEIRA


Querido amigo escritor, sempre leio seus textos com alegria e muita admiração. Quando as pessoas começarem a dar ouvidos aos apelos transcendentais, certamente escaparão da recorrente depressão e angústia (mal deste século). Beijos bem carinhosos.

Responder      28/03/2011

Tânia Meneses


Poxa, que oorgulho de vc! Parabéns por tudo isto. Vc merece o melhor.

Responder      27/03/2011

Clair Wilhelms


Olá meu querido amigo, adorei a tua história, bem comovente e instigante com certeza, os designios do destino são incríveis, acreditem quem quiser, um grande abraço.

Responder      26/03/2011

Dilma F.Terra.


Olá Maurélio, Tenho alguns "avisos" através de sonhos. Mas não gostaria de saber dia e hora do meu passamento.Só é positivo no sentido de se poder organizar melhor as coisas.Mesmo assim,prefiro ignorar...Muito interessante o seu texto. Um abraço.Bfs. !!

Responder      26/03/2011

Lu Genovez


Bah, tais tolo, Maurélio, não me assusta!rsrsrs Eu, hein, não creio em bruxas, mas.... ADOREI! Beijoo, querido (é que ele era do Figueirense!rs)

Responder      26/03/2011

Miltinho Hurpia da Rocha


Cara, essa safra de últimos contos está muito interessante, gosto da forma como estão escritas, good job!!!

Responder      26/03/2011

Maria Olimpia Alves de Melo


Um texto e tanto,Maurélio. A sua forma de contar foi perfeita, chamando a atenção desde as primeiras palavras. Senti vontade de continuar a ler, sem parar e foi o que fiz. Além do mais, o momento em que se inseriu na história, como neto, mostrando que era uma história real, foi perfeito. E a conclusão, remetendo a novas leituras e pesquisas, golpe de Mestre. Esse assunto, da sincronicidade é muito interessante e mais interessada fiquei ao saber que a causa inexiste.

Responder      26/03/2011

Juli Lima


Bom dia! Oportuna reflexão. A ímortalidade é um atributo da alma. Quando nascemos trazemos a passagem de volta. Há pessoas q tem olhos de ver e fazem "leituras" de entrelinhas. São sensíveis as ondas q banham o cosmo. Bj poesia

Responder      26/03/2011

Luli Coutinho


Muito bom o seu texto Maurélio!Parabéns e obrigada pelo convite, Luli

Responder      26/03/2011

Ariadne Cavalcante


Oi Maurélio, não acredito muito em coincidências, ele teve mesmo uma premonição, acontece! Instigante texto! Gostei muito! Parabéns! Um beijo!

Responder      26/03/2011

Eduardo Burnier Neto


A visão celestina, um livro que esclarece de certa forma os princípios da sincronicidade - assunto bastante polêmico, muitas vezes confundido com coincidências.Texto bastante interessante escritor Machado.Saudações amigo

Responder      25/03/2011

Rivadávia Alvim


brrrr, já tive algumas premonições, ocorreram mas tudo bem...saí ilesa.Grande abordagem escritor MMachado, abração

Responder      25/03/2011

Marlene Vieira Aragão


Ui! Que premonição! É assustador isso! Grande abraço!Marlene

Responder      25/03/2011

Antonio Cícero da Silva(Águia)


Meu caro amigo Maurélio. Este é mais um dos seus belos, valorosos e excelentes escritos. Na vida a tudo se pode acontecer e neste caso, não poderia ser diferente... É premonição mesmo... Parabéns, por tão brilhante escrito... Abraços.

Responder      25/03/2011

Izabel Santos


Achei incrível! Meu pai tb quando estava no hospital por causa de uma obstruçao intestinal,falou no dia da visita que no sábado seguinte já não estaria mais lá. No mesmo dia em que falou isso,faleceu.Ele estava lúcido e contando piadas,mas na hora em que me despedi dele,senti no olhar dele que era a última vez que nos víamos.E foi.Nunca mais esqueci aquele olhar.Beijo em seu coração!

Responder      24/03/2011

Fernanda Xerez


Me deu arrepios, mas estes fatos acontecem, com certeza. Brilhante o teu conto.Parabéns!!Beijooo

Responder      24/03/2011

Hilda Rosa de Souza


Muito interessante.Gostei de ler.Espero conhecer certos sinais assim.

Responder      24/03/2011

ROSA PENA


Conto instigante. Estou na grande maioria. Para mim tudo é uma grande coincidência. Mas, vale pensar sobre o fato.Beijos amigo Mau querido..rosinha

Responder      24/03/2011

TÃNYA AVELLAR


Acredito em premonições , sexto sentido , já aconteceu comigo várias vezes , ter algum pressentimento de alguma coisa e eu não fui atrás da minha intuição e acabou acontecendo mesmo .

Responder      24/03/2011

Aradia Rhianon


Muito interessante. Interpretar sinais para algumas pessoas que estão sempre em sintonia fica mais fácil. Para outros os "sinais" muitas vezes passam despercebidos. Não acredito em simples coincidências. Certamente existe um "maestro" regendo a orquestra por trás das cortinas que encobrem o alcance de nosso entendimento. Excelente história, marcante, e LINDA! Raramente se encontra pessoa lúcida com capacidade de ver adiante. Parabéns pela coragem da revelação. Abraços, Aradia

Responder      24/03/2011

Rita Helena Crepaldi


Interessante? Premonição, sinais não perceptíveis por todos? ...como explicar?Muito interessante o conto valeu escritor MaurélioAbçs

Responder      24/03/2011

Gorete Pereira


Bom dia Maurélio,amei esta história,não da para parar de ler, a gente entra na história tambem de mais ...obrigado pelo carinho...quero todos os dias estar lendo uma história, conto !bjinhos

Responder      24/03/2011

Adilson José Rank


Bela história Maurélio, a agitação do dia a dia as vezes não nos deixa realmente ver algumas coisas, nos deixamos tomar pelo stress, não percebendo as vezes os ensinamentos que a própria está nos dando.Abraço!

Responder      24/03/2011

Eliane Lopes


Oi Maurélio, Linda historia e de grande ensinamento, precisamos mesmo estar atentos!!! Parabéns!!

Responder      24/03/2011

Evaldo da Veiga


Querido amigo Maurélio, gostei muito, parabéns. Abraços, Evaldo.

Responder      24/03/2011

Denise Carlin


Sinais nos são disponibilizados sempre, mas para interpretá-los, ou para percebê-los mesmo que sem interpretação nenhuma, a que se estar sintonizado, conectado com o Divino, com os seres de luz...

Responder      23/03/2011

Régis Nascimento


obrigado pelo conto Maurélio!Espero eu poder um dia sentir meu momento derradeiro assim como os elefantes...abraço

Responder      23/03/2011

Kate Weiss


OI Maurélio, estranhas coincidências ou pessoas sensíveis que atentam a certos sinais? Como saber não é? Nós tivemos um velho amigo austríaco, Sr.Devich passava 6 meses do ano aqui em nossa pequena cidade mas pretendia mudar definitivamente para cá. Porém, num dos verões em que foi passar na Áustria, também reuniu a família e disse que tivera um grande prazer em ser pai, esposo e avô daquela turma toda. Emocionou-se ao dizer isso,despediu-se e apenas aconchegou-se melhor na poltrona e faleceu.

Responder      23/03/2011

Laura Duque


É, já ouvi histórias assim antes, e já passei por algumas situações inusitadas também.Um dia talvez eu me anime em contá-las. É aquela frase: Há mais mistérios entre o céu e a terra...

Responder      23/03/2011

chica tazza


Impressionante mas existe, acredito e esses avisos acontecem e não lhes damos créditos... Lindo! abraços,tudo de bom,chica

Responder      23/03/2011

Elane Tomich


Beleza de conto, Maurélio.Muito bem escrito, independente do calafrio que me causou.

Responder      23/03/2011

berenice dugaich


Muito bom! Nessa nossa vasta vivência já tomamos conhecimento de alguns casos de pessoas que se "despediram" ou receberam a "visita da saúde" antes de morrer. São pessoas abençoadas que tiveram a oportunidade de fazer ou dizer o que tinham vontade, antes de partir. E acho isso até um conforto para os que ficam.Abraço

Responder      23/03/2011

Vania Gomes


Olá, Maurélio! Tocante história que nos faz refletir... Ótimo conto! Abraços.

Responder      23/03/2011

Emmanuel Almeida


Sinais da vida e da morte, sinais que não acreditamos poder acontecer ou ser realizado. Um ótimo texto, totalmente preso à leitura fiquei!

Responder      23/03/2011

Katia Baldin


Eu passei por essa experiencia me sinto culpada.Minha amada mae, italiana, forte, com uma saude invejavel, chamou-me e pediu que eu reunisse todos os netos dela (meus filhos) e sua bisneta, assim fiz, pensando ser saudade. A noite chamou cada um dos netos beijou e abencou cada um, depois pediu-me que a levasse para o quarto, olhou para mim, disse algumas palavras de amor, olhou para a Nossa Senhora de Fatima que estava na cabeceira de sua cama, virou-se de lado o faleceu.Como eu nao percebi..

Responder      23/03/2011

Taciana Valença


As pessoas costumam acreditar apenas no palpável. A evolução espeiritual do ser humano parece estar sempre engatinhando em relação à modernidade em que vive. No mundo moderno não há lugar para a espiritualidade, a sensibilidade, enfim, para o que não é material. E com isso perdemos, perdemos e perdemos....até o final dos tempos, por não entender que existe muito mais debaixo desta capa sob a qual nos escondemos de todas as possíveis verdades sobre a alma. Gostei muito, Maurélio! Beijos,. Taci.

Responder      23/03/2011

Dolce Vita


Olá Maurélio! Uma história impressionante! Acho que a sincronicidade, conceituada por Jung, lança uma luz às possíveis interpretações. Bjs

Responder      23/03/2011

Karla Queiroz Rizzo


Impressionante, m ais as pessoas não acreditam, eu tendo reconhecer cada sinal que me mandam, através de sonho, de coisas que as vezes vejo, sinto, etc..Obrigado Querido Amigo Maurélio por me indicar seu site adoreu, meus parabéns, fique com Deus.

Responder      23/03/2011

ELIANE BLODORN


O termo sincronicidade foi criado pelo psicologo Carl Jung para expressar coincidencias que nao sao apenas meros acasos, mas que tem um significado. Acredito que as sincronicidades podem nos conduzir as nossas paixoes ou propositos mais elevados. Nós tendemos a conhecer a pessoa certa, a ler o livro certo, ouvir a musica certa, quanto estamos abertos a nossa experiencia espiritual e ao nosso verdadeiro chamado. Essas sincronicidades acontecem o tempo inteiro...

Responder      23/03/2011

Cléverson Israel Minikovsky


Isso apenas mostra o poder profético da palavra. Tivesse o ancião dito - viverei por muitos anos - teria vivido por muitos anos. A palavra cria a realidade. É por isso que toda obra literária é uma teogonia. Nós, escritóres, Maurélio, somos não apenas criadores de universos e profetas, não apenas prevemos o futuro mas ajudamos a construi-lo. Eu também faço meu decreto: vida longuíssima a você, felicidade, paz, harmonia, todos os seus projetos de certa forma já se concretizaram, basta o tempo.

Responder      23/03/2011

Hideli Estork Cavalcanti Coelho


Amigo querido... Como diriam meus parentes de SC: "Mas bahhh". Muito interessante seu conto, aliás pude ter o prazer de imaginar o lugar, passei recentemente por Biguaçu, ehehe... Será então que lá pelas 15:00 a multidão que vi ia para o tal funeral? hehehehe... Adoro ler seus causos, amigo... Muita inspiração, sempre. Abraços com carinho, Hideli e Leticia.

Responder      22/03/2011

Jessya Patricio


o texto acima supracitado é de grande relevancia para todos nós! Parabens pela mensagem.

Responder      22/03/2011

Anne Lieri


Maurelio,de arrepiar,amigo!Mas acontece muito!Adorei seu conto!Bjs,

Responder      22/03/2011

Sonia R. Carrato


Há muito mais mistério entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia... Sensacional, Maurelio, você se supera, a cada texto. Bom demais ler você! Parabéns!!!!

Responder      22/03/2011

natalia nuno


Meu amigo sensível história, que impressiona pelo sentimento tristeque a envolve, mas arrepia precisamente porqu está bem contada.Impressionante, saiba o amigo que também eu tenho a sensação de que morrerei p'las cinco da manhã.Não sei como lhe dizer o porquê desta sensação, mas cada vez mais se acentua,Um abraço, gostei de ler, ele há de facto coincidências, mas será só?

Responder      22/03/2011

Fátima Cardoso


Interessante conto ...Premunição ___ como posso explicar ?Sincronidade, efeito , causa , interpretação com ou sem argumento...Na lógica não acreditaria , mas a impertinência mental muitas vezes nos confunde e faz com que o aparentemente inlógico aconteça.Não ternho argumentos , nem conhecimento para comentar esse fato com profundidade, mas creio que aqui estamos diante de um fato real e dependendo do poder da nossa mente, num ritual quase "bizarro " faz coisas desse tipo acontecer.

Responder      22/03/2011

Marcia Aizemberg


O nome do conto , diz ´: Interpretando os Sinais ... é o que aconteceu , ele preveu a sua própria morte.Eu acredito , em sincronidade ... já tive sinais dos sonhos....

Responder      22/03/2011

Solange Hégira


Oi MaurelioMuitas vezes temos precentimentos,mas os ignoramos.Gosto muito de contos...um grande abraçoSol

Responder      22/03/2011

Vincent Benedicto


Estou tentando interpretar meus sonhos até hoje! É muita mulher bonita! hehehehehe Fica difícil! Abraços!

Responder      22/03/2011

Tera Sa


Bom, se é verídico, não deixa de ser impressionante. Eu própria, sei, vivi uma experiência de premonição, mas bem mais subtil... que só mais tarde, após a tragédia, soube interpretar... Enfim, coisas desta vida...Bem escrito, Maurélio. Leva-nos a pensar...Beijo.

Responder      22/03/2011

Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA