Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

A mudança deve partir de você (reflexões)

Quarta, 30 de setembro de 2015

 

Bom dia amigos leitores! Antes de entrar na discussão de hoje, gostaria de agradecer os inúmeros elogios, pessoalmente e através de emails e mensagens, em relação à coluna “Saúde e Qualidade de Vida”. Saibam que realmente é um enorme prazer para mim compartilhar um pouco da minha opinião e conhecimento, e fico imensamente feliz em saber que tem ajudado os leitores e observar os acontecimentos da vida sob um prisma diferente.  E desde já deixo os leitores à vontade, caso queiram me mandar sugestões sobre os temas aqui da coluna.

Pois bem, o título de hoje se encaixa em vários aspectos da nossa vida. Mas coloquei o mesmo para ilustrar uma situação vivida por milhares de pessoas que buscam incessantemente (e às vezes por toda vida) uma meta, que é a perda de peso.

Vivencio muito na minha prática profissional, e certamente os amigos já passaram por isso, ou ouviram algum familiar ou amigo falando da dificuldade em perder peso. A tecnologia melhora a cada dia. As informações e a conscientização com a saúde crescem exponencialmente. Porém o número de pessoas com sobrepeso e obesidade é assustador. Há 2,1 bilhões de obesos no mundo, e 25 milhões estão no Brasil. Quando se fala em sobrepeso, esse número cresce para cerca de 90 milhões de pessoas em nosso país.

E o que se ouve é geralmente a mesma conversa: “Não consigo emagrecer”, “emagreço e depois engordo novamente”, “já fiz todas as dietas que existem no mundo, e nada adianta”

Existem inúmeras “dietas da moda” (dieta dos pontos, dieta do Dr Atkins, dieta paleolítica, dieta Dunkan, dieta do hcG, dieta do grupo sanguíneo, etc). Não estou aqui dizendo que, caso seguidas, elas não façam a pessoa perder peso, mas as estatísticas mostram que em longo prazo, a grande maioria (cerca de 90%) não consegue mantê-las e volta a ganhar peso. Esse insucesso ocorre devido a vários fatores: restrição de certos alimentos necessários  ao organismo, monotonia alimentar, efeitos psicológicos (devido à proibição de certos alimentos).

Estudos demonstram que a mudança de comportamento alimentar gradual associado a prática  regular de atividade física, é o que demonstra melhores resultados na perda de peso e principalmente na manutenção dessa perda.

E exatamente está nesse ponto o título de coluna de hoje: a mudança deve partir de você! E para isso, você deve fazer uma reflexão sobre seu estado (de saúde, físico, estético e emocional), e avaliar alguns pontos. De acordo com Sandra Hamzeh, especialista em pacientes com transtornos alimentares, você deve ponderar alguns itens:

Querer – Sem o desejo de mudança nada poderá ser conquistado, então reflita: esse desejo é seu ou do outro? Isso fará muita diferença no grau de comprometimento e persistência durante todo processo de perda de peso.

Acreditar -  A partir do momento que decidiu pela mudança, precisa refletir sobre as crenças e fantasias que cercam esse desejo: “eu desejo, mas acredito nessa conquista?” Você acredita que pode mudar seus hábitos com satisfação e prazer, ou acredita que precisa sofrer para isso? A crença tem um poder enorme em nossa mente, e decifrá-la pode lhe ajudar a controlar seus impulsos e evitar possíveis boicotes.

Preparar - A preparação tem grande importância, pois significa todo o recurso que escolherá e deixará a sua disposição para enfrentar a jornada de mudanças com solidez e apoio. Ela representa as escolhas referentes aos métodos de emagrecimento, a equipe profissional que te acompanhará e, principalmente, a compreensão de que não existem milagres. Aceitar ajuda, encontrar recursos viáveis para seu estilo de vida e preparar seu estado psicológico para manter pensamentos positivos lhe tornará motivado durante todo processo

Planejar: Essa é uma das etapas mais divergentes, pois aqui os pacientes são testados em seu senso de prontidão, senso prático e força de vontade para a mudança de rotina. Considere que planejar significa antecipar situações de gatilho na fome, organizar horários para as refeições, zelar para que não falte os alimentos adequados em sua dispensa e/ou geladeira, policiar-se e criar estratégias para reforçar diariamente sua dieta. Está é uma fase muito típica para recaídas, já que é o momento de colocar em prática tudo a que se propõe.

Investir: É preciso estudar, planejar e definir o quanto se pretende investir, seja em termos financeiros, de tempo ou em recursos complementares. Fazendo isso, possibilitará adequar suas metas à realidade. Aqui é definido se o seu projeto é somente um ideal para si ou realmente ele será sua realidade daqui para frente. Pergunte a si mesmo o quanto o seu sonho é importante para si e o quanto você será capaz de investir nisso? Uma vez respeitado esse preceito é só seguir para próxima etapa.

Valorizar: O amor próprio é fundamental para valorizar-se. Os pacientes tendem a acreditar que só podem ter essa autoestima quando conseguir atingir sua meta. Esse é um ledo engano que se torna um risco para concretização de sua mudança, já que persistirá em um padrão de comportamentos e pensamentos carregados de cobrança e negatividade na dieta. Valorizar-se em cada atitude e em cada conquista será tornará sua jornada mais prazerosa.

Aceitar Riscos: Obstáculos, dificuldades, problemas e estresse fazem parte da vida de qualquer pessoa. Escolher o que é saudável para comer é importante, mas ser saudável também significa ter positividade, flexibilidade e respeito próprio.

Negociar: Passamos parte de nossa vida negociando com outros sobre prazos, valores, condições, mas o quanto concentramos destes esforços para com as mesmos? A negociação após uma recaída significa você aceitar que pode ter seus deslizes e que não precisa ficar se punindo, mas sim aprender a administrar o que não está lhe fazendo bem. Para que isso ocorra é necessário olhar para si com profundidade e renovar os votos com seus desejos e, então, se erguer e iniciar todo o processo novamente com dignidade. Lembre-se, ninguém atinge o cume sem deslizes, retome seus objetivos na próxima refeição sem culpa e siga em frente.

Os obstáculos existem para serem transpostos, e são oportunidades para um crescimento íntimo longínquo e sustentável. Cada dia é um recomeço, e valorizar sua escolha de vida fará esse processo ser sinônimo de satisfação e prazer para o resto de sua vida. Pense nisso.

Grande abraço a todos, e até a próximo semana!



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA