Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
A reunião pela segurança realizada na última sexta-feira, no Centro de Gestão Empresarial, reunindo lideranças empresariais, entidades de classe, políticos, representantes dos políticos, autoridades e membros da comunidade, parece ter conseguido seus objetivos. A mobilização conseguiu envolver e despertar nos presentes a necessidade de união, inclusive dos três municípios atingidos pelo problema, Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho. Foi um acorda da sonolência que há muito nos acomete. As autoridades judiciárias foram as que mostraram medidas e iniciativas efetivas e não apenas reivindicatórias. Até políticos, como o secretário de Bem Estar Social do Estado e o deputado Darci de Matos (DEM) foram atraídos pelo foco da mobilização. Vieram, deram seus recados, mas nada acrescentaram. Interessante que o deputado Darci de Matos se mostrou assustado com a realidade e até ponderou que a imprensa não deveria divulgar tudo que ali foi comentado. Infelizmente, meu caro deputado, não há preocupação em justificar, há, isto sim, compromisso com a verdade e a justiça, tenha ela a cara que tiver. Imprensa séria e ética não esconde a verdade. Aliás, é bom lembrar que os artistas dizem verdades para encobrir mentiras, enquanto os políticos dizem mentiras para encobrir verdades. Silvio Dreveck (PP), o legítimo representante local, também se posicionou, mas, por ser considerado de oposição, não dividiu muito as “jogadas”, nem polemizou, apenas afirmando que este problema não é novo e que a bolha apenas começou a estourar. Triste e lamentável, até mesmo por fazerem parte da base do atual governo e que aqui obtiveram 6.770 e 39.370 votos, respectivamente para deputado estadual e federal, foram as ausências de Antonio Aguiar e Mauro Mariani (ambos do PMDB). E olha que a reunião foi em uma sexta-feira às 16:30. Interessante que mandaram representantes apenas para serem anunciados pelo cerimonial e que nestas alturas ficam até deslocados e pagam verdadeiro mico. Não têm voz e nem se comprometem. Lembro de uma pessoa que não comparecia à solenidades e mandava sempre um ofício. Ela mesmo justificava: "Se vou, ninguém nota e não sou mencionada. Se não vou e mando ofício, o mesmo é lido e sou lembrada". Esperta. Os que aqui obtiveram votos e em quem confiamos nossa representatividade nos deram as costas, justamente no momento em que mais precisamos. Agiram sem comprometimento, envolvimento, talvez até para não virem aqui fazer mais alguma promessa que depois não será cumprida. Será que o deputado Mariani não veio para não ter que dar explicações sobre a obras da SC-301 e SC-422, reivindicação do tempo em que ele ainda era secretário de Infraestrutura? Já fomos a cidade dos representantes comerciais. Lembram? No tempo do boom dos móveis. Agora somos a terra dos representantes dos políticos. Para receber salário, ninguém nomeia representantes. Ainda bem que estamos servidos de jovens juízes e promotores que verdadeiramente estão ao lado da comunidade.
*********************************************************
Novo Acordo Ortográfico
O escritor e poeta Rodrigo Capella, autor de mais de vinte livros publicados, vai ministrar, em abril, o curso online "Desvendando o Novo Acordo Ortográfico", que será organizado pela Escola de Comunicação. O curso abordará as novas regras do uso do hífen e as mudanças em relação ao uso dos acentos agudos e circunflexos, entre diversos outros aspectos desta minirreforma. Para mais informações, envie um e-mail para cursos@comunique-se.com.br.
*********************************************************
Dia de Mauro e Cobalchini
Deputado federal Mauro Mariani e o seu sucessor na Infraestrutura, deputado estadual Valdir Cobalchini, estarão na região, hoje. Às 10:00, na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, conversam com lideranças. Após seguem para Rio Negrinho, de onde retornam para almoço com a imprensa na Churrascaria Pinus. Espero do secretário, a quem desejo as boas vindas, pessoa simpática e educada, venha anunciar alguma obra e não apenas para tomar conhecimento do que todo mundo já sabe, pois daí estaremos todos perdendo tempo. Aliás, eu não, pois devido a compromissos já assumidos não estarei presente em nenhum dos atos e também não mandarei representante. O que meus ouvidos não escutam, o meu coração não sente. Aliás, pelo que soube ontem do próprio vereador Denilson da Cruz, de Rio Negrinho, Mauro vai tentar apagar as brasas que estão incandescentes, para que o mesmo não deixe o PMDB. Aliás, Mauro pode estar colocando uma pedra no seu caminho, ou asfaltando para o Cobalchini concorrer à Câmara Federal na próxima eleição, seguindo suas pegadas.
*********************************************************
Venenosas
- Durante a passeata pela segurança, critiquei alguns estabelecimentos comerciais - principalmente os de fora da cidade -, pela falta de adesão e engajamento à causa. Recebi de alguns as justificativas: falta de convite, de comunicação e até de receptividade pela CDL. Lamentável. Com a palavra, a CDL. O que não mudo é minha opinião sobre envolvimento na comunidade. Zero.
- Eu não consigo, tu não consegues. Quem "Conseg"?
- Tomazini pisou na bola. Bastou citar apenas um veículo de comunicação na reunião da Segurança para espantar Cézar Miranda, que se retirou de imediato e nada comentou em seu saite.
- Juiz Cesar Tesseroli lamentou nossa dependência de Mafra: presídio, Secretaria Regional e Justiça Federal. Isto que atualmente obter carteira de motorista é em São Bento. É bom lembrar que o presidente do TCE também é de Mafra.
- Por falar em Regional, lembram do acordo sobre a SDR e que o saudoso Lourenço Schreiner afirmava que "A Paróquia será em Mafra mas o vigário será sempre de São Bento"? Não sobrou nem coroinha e nem água benta. Ficamos apenas com as promessas, romarias e penitências que estamos pagando. Ainda bem que é quaresma e vale qualquer sacrifício.
- Deputado Darci de Matos, que mostrou que não conhecia a realidade, pediu que a imprensa escondesse os fatos. Felizmente não somos políticos e temos compromisso com a verdade. Omitir a verdade dos leitores é falta de ética e responsabilidade e compactuar com a omissão das autoridades.
- Promotor Ricardo Viviani de Souza alertou para o alto índice de reincidência na criminalidade de ex-detentos, o assustador envolvimento com drogas em São Bento do Sul e o aumento da criminalidade.
- Em São Bento, além de vesga, tem gente que não sabe contar acima de 100.
- Acredito que tenho assistido muito filme estilo CSA Miami ou Monk, nos quais um fio de cabelo, o resíduo de uma cusparada no chão ou uma simples mensagem de celular são motivo de investigação e apuração de um crime.
- Por pior que tenha sido a tragédia no Japão, estou acreditando que as obras públicas serão recuperadas antes que a Rodovia BR-280, a SC-301 e a conclusão da SC-422. Tem gente com quem comentei que escreveria que também quer assinar embaixo.
- Dar a palavra ao prefeito, depois chamar o vice e ignorar a presidente da Câmara. Aí tem...
- É proibido fumar em lugar fechado. Será proibido beber em lugar aberto? Será que teremos mais uma lei para não ser cumprida? E as festas, onde se faz apologia do consumo de bebidas, inclusive com distribuição nas ruas?
- Deputado Mau...ro realmente está vivendo um inferno astral em meio a maior votação da história de SC. Abandonou o Planalto Norte, rejeitado em Joinville, no escanteio no governo do Estado. O caminho: PT saudações, entre um afago e outro para Ideli. O tempo DIlr(m)á.