Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Em quanto tempo você come?

Quinta, 10 de setembro de 2015

Em quanto tempo você come?

As pessoas em dieta queixam-se de fome, muita fome. Existem aí dois fatores a serem analisados: a qualidade do alimento que se está ingerindo e, muito importante, o tempo que se gasta para comer. Vamos falar do segundo quesito. O cérebro precisa de cerca de 20 minutos para sentir-se saciado quando nos alimentamos. Isso é um tempo aproximado para que sua cabeça entenda que você comeu!

Ao comer muito rápido o centro da fome, no cérebro, não entende que o alimento foi ingerido, ou entende que a ingesta ainda é insuficiente, desta forma o indivíduo continua comendo, e come bastante. Muitos acreditam que a sensação de estômago distendido é o que leva a matar a fome, mas isso é um engano, pois trata-se apenas de um desconforto físico que obriga o sujeito a parar de comer apenas para não gerar mais desconforto. Depois o cérebro vai entender que esse montão de comida foi ingerido, mas se o sujeito tivesse comido a quantia ideal, devagar, com uma mastigação adequada, no tempo citado, a sensação de saciedade aconteceria antes desse mal estar estomacal. 

Desta forma, se uma pessoa passa o dia todo com fome nesse ciclo, pensando em comida, pensando que tem que encher o estômago para “matar a fome”, será que alguma dieta ou processo de reeducação alimentar irá funcionar? Ou seja, como seguir a dieta prescrita se a pessoa pensa que matar a fome é ficar cheia?

Existem questões neurológicas e psicológicas que devem ser levadas em consideração ao realizar uma dieta. Uma delas é o tempo da refeição. Então a dica é: comer devagar, levando no mínimo entre 20 e 30 minutos por refeição, nos horários prescritos pelo seu nutricionista com a quantidade indicada por ele. A mastigação é essencial neste processo. Sentir-se saciado é um passo muito importante para a conquista e manutenção de um peso adequado.

Muitos se queixam da falta de tempo, é preciso organização para que se tenha um tempo adequado de refeições. Fazer uma lista com as atividades necessárias podem ajudar no processo de organização, assim o tempo para refeições pode ser construído. Quando as pessoas organizam suas atividades elas percebem que dá tempo para fazer tudo o que é preciso. Não dá pra esquecer que às vezes para se conseguir organizar as atividades é necessário organizar a cabeça. Dá trabalho, mas vale a pena!

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA