Trata-se de “Memórias - Trabalho, Tradição e Histórias”
Na noite de segunda-feira, 25, a jornalista Fabiane Pickusch Costa e o fotógrafo Eduardo Mendes lançaram o livro “Memórias - Trabalho, Tradição e Histórias”, projeto cultural com o apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de São Bento do Sul - Simdec, por meio da Fundação Cultural. O evento de lançamento aconteceu no Centro de Gestão Empresarial para autoridades, personagens do livro, familiares e amigos dos autores.
A obra traz dez perfis profissionais de são-bentenses que exercem a função manualmente. São profissões como sapateiro, costureira, açougueiro, relojoeiro e outros. A tiragem foi de 500 exemplares, sendo que 200 serão distribuídos gratuitamente para escolas da cidade da rede municipal e estadual, Fundação Cultural, biblioteca pública e aos personagens dos livros. Outras 300 unidades serão colocadas à venda pelo valor de R$ 35,00 e revertidos à maternidade do hospital Sagrada Família.
O livro já está disponível nas livrarias da cidade, com parceiros do projeto e com os autores Fabiane (fone 8816-6116 ou fabijornal@gmail.com) e Eduardo Mendes (3635-2817 ou contato@chromafotografia.com.br).
SINOPSE
Tradições, histórias e relatos de são-bentenses que mantêm viva as profissões herdadas de familiares, é a essência do livro. A coletânea é composta por diferentes perfis profissionais que passam pelo comerciante, açougueiro, costureira, sapateiro, relojoeiro e tantos outros. As profissões escolhidas para esta obra são desempenhadas manualmente, por este motivo, precisam de habilidade, vocação e acima de tudo, dedicação do praticante. Estas profissões estão quase extintas na sociedade globalizada que vivemos atualmente, por isto, fizemos questão de enaltecê-las neste livro. Afinal, quanto tempo elas resistirão às mudanças globais e o incremento da tecnologia no mundo do trabalho?