Evento será realizado das 9:00 às 16:30, na Fundação Cidadania
São Bento - Neste sábado, das 9:00 às 16:30, na Fundação Cidadania (rua Augusto Klimmek, 560, Centro), em evento promovido pela própria fundação, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital e Maternidade Sagrada Família, haverá campanha de doação de medula óssea. Os doadores devem ter entre 18 e 55 anos e estar em condições saudáveis de vida. Não pode participar quem tiver doença transmissível pelo sangue (HIV, hepatite B e C, sífilis, etc). Uma pequena quantidade de sangue (5ml) será recolhida. A classificação da medula será cadastrada no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea - no caso de transplante, será verificada a compatibilidade entre a medula do doador e a do paciente que está aguardando ser transplantado. Caso seja observada a compatibilidade, na sequência outros exames serão feitos - daí a importância de o doador atualizar seus dados, como endereço e telefone, por exemplo.
LÍQUIDO-GELATINOSO
A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por "tutano". Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.
TRANSPLANTE
O transplante de medula é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical. Maiores informações sobre o evento da Fundação Cidadania podem ser obtidas pelos telefones 3633-7566, 9652-8070 e 9609-6696.