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Devemos manter a chama acesa

Sexta, 18 de março de 2011

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Por Otair Becker
*, São Bento do Sul/SC

O traçado da BR-280, Lençol/Corupá, foi definido pelo ministro dos Transportes, na época sob responsabilidade do general Dirceu Nogueira, atendendo inúmeros apelos que lhe formulei para que a região do Planalto Norte tivesse duas alternativas de descida para Joinville, São Francisco do Sul e sul do Estado.

A pavimentação da rodovia São Bento/Corupá foi licitada no final do primeiro mandato de governador do senhor Esperidião Amin, nos anos 1982/1986, quando exerci mandato de deputado estadual. A licitação foi consequência dos insistentes apelos e pedidos da minha parte, respaldado pelas lideranças políticas e empresariais do Alto Vale do Rio Negro e demais cidades do Planalto Norte.

A Rodovia dos Móveis foi pavimentada igualmente no primeiro governo de Esperidião Amin, nos mesmos anos de 1982 a 1986.

Estas foram, entre outras, as prioridades que defendi e realizamos quando da minha passagem pelo Legislativo Estadual e pelo Senado Federal.

Vale destacar que foram anos de espera e lutas para chegarmos até as suas concretizações.

Hoje temos, somente na cidade de São Bento do Sul, uma frota de veículos de 40.986, incluindo motos, carros, caminhões e ônibus.  No Estado temos 3.472.699 de veículos, com a previsão de chegarmos a 4,5 milhões ainda no primeiro semestre deste ano (Detran/SC)

Em 10 de maio de 2010, o então governador Leonel Pavan inaugurou a revitalização da SC-301, trecho das proximidades da Univille até o trevo do Lençol.

Estamos prestes a comemorar o primeiro aniversário deste ato e somente agora se anuncia a ligação da energia elétrica da iluminação nos diversos pontos em que já se encontrava instalada.

A Rodovia dos Móveis (Rodovia da Vergonha) teve pelo menos dois pontos críticos de deslizamentos no mês de maio de 2009. O que poderia ter sido feito através de um expediente de emergência, que dispensaria concorrência pública e todos os emaranhados burocráticos, também foi negligenciado.

 

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Paralisações ainda não foram suficientes para que ações concretas tivessem andamento (Foto Elvis Lozeiko/Evolução/Arquivo)
 

ACIDENTES FATAIS

Agora vivenciamos os acidentes fatais na SC-301 decorrente da interrupção na BR-376 (Paraná/Santa Catarina), que transferiu parte do movimento da rodovia BR-101 até o trevo do Mato Preto, com consequências de piora considerável das condições da rodovia.

Duas paralisações ainda não foram suficientes para que ações concretas tivessem andamento.

É pelo menos estranho que o novo governador de Santa Catarina tenha nas suas medidas contingências, postergado somente o início das obras de recuperação dos trechos críticos da rodovia, portando nada se sabendo quanto a uma recuperação completa da mesma.

Por justiça, lembro que a pavimentação da SC-301, trecho Pirabeiraba até o trevo de Oxford, foi realizada pelo governador Antonio Carlos Konder Reis (1965/1969) à época em que exerci o mandato de senador da República e totalmente revitalizada entre Pirabeiraba e o trevo de Campo Alegre pelo governador Luiz Henrique da Silveira, durante o seu segundo mandato, no qual inclusive foi construído o elevado no trevo de Oxford, cujos benefícios, a população e por quem ali passa, não cansam de destacar.

Ainda para ilustrar, durante o governo de Antonio Carlos Konder Reis, há mais de quarenta anos, foi inaugurado o prédio da Delegacia de Polícia e cadeia pública, que atualmente abriga a Delegacia Regional da Polícia Civil, hoje comandada pela delegada Ângela Roesler.

 

FALTA DE SEGURANÇA

A situação da falta de segurança que efetivamente acordou a comunidade são-bentense e da região, com algumas exceções registradas na oportunidade da manifestação do CDL e na reunião realizada na Acisbs, capitaneada pelo vereador Antonio Tomazini, com presença de autoridades políticas, civis, militares, Ministério Público, juízes de Direito, empresários, imprensa e população. Vale registrar a patriótica manifestação de um empresário com a doação de um terreno para construção de um presídio.

Quanto a este, entre as alternativas que foram apontadas, na minha opinião que me parece a mais indicada para a nossa região, seria a construção de um presídio com modelo de gestão partilhada em parceria público-privada (PPP). Neste sistema, a empresa privada recebe do Estado a tarefa de administrar o presídio. Em Santa Catarina, o modelo de gestão compartilhada é adotado na Penitenciária Industrial de Joinville e no novo presídio recém inaugurado em Itajaí (jornal "A Notícia" - 13/03/2011). Um dos principais objetivos é fazer a ressocialização dos indivíduos e fazer com que os mesmos tenham uma atividade.

Peço escusas por estar me estendendo e abordando simultaneamente assuntos de várias naturezas, mas o meu propósito é deixar um alerta para que não haja acomodação.

O tempo que tem demandado para que as obras aconteçam em nossa região é de longa maturação.

 

RESPONSÁVEIS

Devemos manter a chama acesa.

Necessitamos que, particularmente, os nossos prefeitos, que são os maiores responsáveis pelo atendimento da nossa população, passem a se posicionar de forma mais categórica e até intransigente se necessário, a exemplo do que têm feito o Ministério Público e os Consegs, como igualmente alguns empresários do ramo de transportes.

Neste relato quero destacar também o drama de toda a população que necessita trafegar na Rodovia SC-422 - Rio Negrinho/Volta Grande, que recentemente também se manifestou.

Finalizo destacando o exemplo de civilidade com que tem se portado a nossa população diante de todas as catástrofes que estamos vivenciando, particularmente em suas manifestações pacíficas e ordeiras.

* Ex-senador da República



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