Brasília/DF - Brasília recebeu esta semana a comitiva de catarinenses formada por 13 prefeitos, vices e assessores. Eles se juntaram aos parlamentares do estado para apresentarem projetos e buscarem recursos que atendam as demandas das cidades pertencentes à Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures. Quando liderados pelos deputados federais Mauro Mariani e Celso Maldaner, ambos do PMDB de Santa Catarina, o grupo participou de uma audiência com o Ministro do Turismo Pedro Novais para tratar do projeto Serra Mar, que prevê a ligação da Serra Catarinense com a Serra Gaúcha.
O trecho que compõe a ligação das serras é de aproximadamente 130 quilômetros, sendo que 33 quilômetros estão em território catarinense e o restante no estado do Rio Grande do Sul. A pavimentação já foi iniciada, garantida com emendas parlamentares das bancadas dos dois estados, porém, apenas o trecho catarinense está com as obras em andamento e ainda há o temor de que os cortes feitos no Orçamento pelo Governo barrem a execução do projeto. Preocupados, lideranças se mobilizaram no Ministério do Turismo na busca da garantia da continuação da pavimentação até que ela seja concluída.
Para Mauro Mariani, “esta obra será um corredor turístico. Assegurar que seus recursos para a conclusão não faltem é muito importante para o turismo de Santa Catarina, principalmente para o turismo de inverno. Com os investimentos em infraestrutura a região cresce substancialmente, fazendo com que a estrada impulsione ainda mais a região que hoje sofre com a crise da maçã”. A bancada de Santa Catarina apresentou para este ano uma emenda de mais de R$ 19 milhões destinada para o projeto Serra Mar.
Convidado pelo prefeito de Bom Jardim da Serra, e também presidente da Amures, Rivaldo Macari, o ministro Pedro Novais assumiu o compromisso de visitar Santa Catarina e o Rio Grande do Sul para conhecer o trecho a ser pavimentado. Macari reiterou a importância da pavimentação e observou que o Governo Federal “teve como marca registrada o apoio ao turismo promovendo obras de infraestrutura nos municípios”.