Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

URISMO - Joinville apresenta turismo rural a especialista italiano

Segunda, 24 de agosto de 2015

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mais
 
3 de 63
 
 
 
 
 
 


A Fundação Turística de Joinville recebeu a visita do palestrante, consultor e especialista em marketing turístico, Federico Belloni.O italiano, que também é professor da Universidade de Barcelona, na Espanha, veio ao Brasil a convite do Idestur (Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural), para conhecer como o turismo rural vem sendo trabalhado em diversas regiões do país e para buscar novas ideias a serem implementadas na Europa. 

Atraído pelo programa de turismo rural pedagógico Viva Ciranda, Belloni incluiu Joinville em seu roteiro e visitou propriedades nas regiões do Piraí, Estrada Bonita e Estrada da Ilha. 

A autenticidade dos produtores joinvilenses que abrem suas propriedades aos visitantes, surpreendeu o professor: “O turismo rural deve ser como estou vendo aqui.

Os agricultores têm paixão pelo seu trabalho, mostram como é a sua realidade, compartilham a sua vida com os turistas. Assim, a atividade oferece duplo valor: o didático e o lúdico, dois aspectos que se complementam. E a combinação entre o toque e a interação resulta em experiência e é isso que o turista moderno busca”, analisou Belloni. 

De acordo com Belloni, a preservação da originalidade do homem do campo é um diferencial do turismo rural do Brasil, em relação ao praticado na Europa, onde a essência de muitas propriedades já foi descaracterizada, em virtude da modernização da atividade. 

Por outro lado, Federico Belloni observou que o potencial do turismo rural no Brasil deve ser melhor explorado: “É preciso diversificar a oferta desse produto entre universidades, empresas ligadas ao meio ambiente, à arquitetura, ao turismo empresarial. Além disso, é importante integrar os diferentes atores, como as áras urbana e náutica, com o objetivo de que um fomente os resultados do outro”. 

O professor comentou, ainda, que mesmo mantendo sua autenticidade, os produtores rurais devem estar atentos a questões como cadastro de visitantes e mídias sociais, utilizando essas ferramentas para fortalecer o relacionamento com o seu público e divulgar as suas propriedades. 

De acordo com a coordenadora do programa Viva Ciranda, Anelise Rosa, a visita do professor italiano traz reconhecimento e novas ideias aos produtores rurais de Joinville. “A troca de experiências é muito importante e, para as famílias que abrem suas propriedades ao turismo rural, uma oportunidade para ter novas ideias e motivações que ajudam a manter a atividade constantemente renovada e atrativa aos diferentes públicos”, concluiu Anelise.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2026 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA