Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Águas capturadas na África

Segunda, 03 de agosto de 2015

Nem só de mineração e tiros em leões vive a África. Um arquiteto italiano, chamado Arturo Vittori criou um projeto que capta e transforma vapor atmosférico em água potável.

 

Clique para ampliar
 

O projeto, concebido há pouco mais de um ano para comunidades rurais da Etiópia, consiste em uma torre de cerca de 90 quilos e dez metros de altura construída a partir de materiais como bambu ou talos de juncos. No interior, a estrutura é forrada por uma malha de plástico perfurada que ajuda a captar gotículas de orvalho, que escorrem até uma bacia na parte inferior da torre.

A torre tem capacidade para coletar cerca de 100 litros de água por dia. Cada unidade custa 500 dólares e pode ser construída em qualquer lugar sem a necessidade de equipamentos construtivos.

 

Culpado até por gerar ventos!

Há cerca de 2 anos, o  edifício 20 Fenchurch Street (mais conhecido por “Walkie Talkie”) esteve nos noticiários por ter danificado veículos, pavimentos e outras estruturas em resultado da reflexão e concentração, pelas fachadas envidraçadas, de raios solares, e agora  é agora acusado de ser o responsável por provocar fortes correntes de ar no centro financeiro da capital inglesa.

 

Clique para ampliar
 

De acordo com o  jornal Inglês, The Telegraph, a geometria e localização da estrutura de 34 pisos, fomenta a formação de um efeito de túnel de vento, que já provocou diversos danos materiais e colocou em pessoas em perigo.

 

***************************

 Clique para ampliar
  

“Todos esses que aí estão

Atravancando o meu caminho

Eles passarão

Eu passarinho!”

 

MÁRIO QUINTANA

Poeta, tradutor e jornalista

(30/07/1906 - 1994)



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA