Ingrid dos Santos
Florianópolis - As fortes chuvas que iniciaram na noite da última quinta-feira e continuaram a atingir o Estado no fim de semana já afetaram 621.889 pessoas. De acordo com o relatório divulgado pela Defesa Civil às 18h30 desta terça, 13.501 estão desalojados, ou seja, tiveram que ir para casa de parentes ou amigos, e 820 estão desabrigados, precisaram de abrigo temporário.
Dos 26 municípios prejudicados pelas chuvas, dez já decretaram situação de emergência: Brusque, Camboriú, Guabiruba, Ilhota, Nova Trento, Pomerode, Rio Negrinho, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Schroeder.
Uma morte em decorrência das enxurradas foi registrada em Palhoça, na Grande Florianópolis. Valmir Carvalho Iochen, 25 anos, morreu depois de perder o controle da Elba que dirigia e cair no rio Aririú, na BR-101, na noite de sábado. O corpo foi encontrado por volta do meio-dia desta segunda-feira.
Volume de chuvas
De acordo com informações da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, o volume de chuva nas regiões afetadas foi, em um dia, maior do que a média esperada para todo o mês. Em Pomerode e Massaranduba, choveu em seis horas o equivalente ao que era esperado para todo o mês de março.
O maior volume foi registrado em Joinville com quase três vezes mais chuva do que a média histórica. Os maiores prejuízos foram registrados no Vale do Itajaí, onde a chuva constante saturou o solo e manteve o nível dos rios das bacias da região bastante elevados, favorecendo os alagamentos.
Casa teve de ser demolida em Florianópolis
Foto: Caio Figueiredo
Municípios atingidos
Os 26 municípios prejudicados pelas chuvas são: Águas Mornas, Antonio Carlos, Araquari, Blumenau, Biguaçu, Brusque, Canelinha, Camboriú, Corupá, Gaspar, Guabiruba, Guaramirim, Ilhota, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville, Nova Trento, Palhoça, Pomerode, Rio dos Cedros, Rio Negrinho, Santo Amaro da Imperatriz, São José, São João Batista, São Pedro de Alcântara, Schroeder.