Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

No sul da América do Sul

Terça, 15 de março de 2011

Nas minhas ferias deste verão, estive em Punta Del Este, no Uruguai. Uma cidade praiana, do tipo de Balneário Camboriú, mas mais voltada para o comércio, pois há muito fluxo de turistas por lá, principalmente no verão. Mas não é só isso. Lá estão as casas dos milionários de várias partes do mundo e o lugar dá a impressão de encaminhar-se para algo como os Emirados Árabes. Os preços não são muito menores do que no Brasil, mas a gente acaba comprando uma coisinha aqui, outra ali. As praias são bonitas e movimentadas, o metro quadrado para negociar um imóvel lá uma fortuna. A água é fria e há muito vento. Ah, o sol estava de rachar. Antes de Punta del Leste, andamos por toda Buenos Aires. No primeiro dia, fizemos um tour e rodamos a cidade toda, para saber o que faríamos no dia seguinte. Demos uma olhadinha na Rua Florida, depois corremos a cidade, mas deixamos para fazer compras no dia seguinte. Passamos em El Caminito e até dançamos tango. É muito legal. Compramos disco de tango, para ajudar nas aulas do ritmo.

No dia seguinte, visitamos o Jardim Japonês, belíssimo e enorme e o zoológico de Buenos Aires. Ele é muito grande e tem de tudo. Um urso branco (polar), imenso, é uma das atrações e deu show para nós. Os animais estão muito bem instalados e há muito espaço para cada um deles. O aquário é muito interessante. Os leões marinhos dão um espetáculo. Tem tigre branco, onça pintada, uma grande variedade de aimais. Passamos quase a manhã toda lá.
À tarde, voltamos para a praça San Martin e pegamos a Rua Florida para fazer compras. A rua é enorme e tem de tudo. As livrarias da cidade me encantaram. Em cada esquina há uma. E a gente vê as pessoas lendo seus livros nas praças, sentados nos bancos, deitados nos gramados dos diversos parques, em todos os lugares.

A cidade e muito bonita, uma metrópole bem cuidada. O que chama mais atenção é a quantidade de verde. Há muitos, muitos e muitos parques por toda Buenos Aires. A arborização é uma coisa muito presente e os parques são imensos e contam com manutenção constante. Não é à toa que a cidade se chama "Buenos Aires". Em contraste ao verde, há muitas torres de vidro. Muito vidro.

Um detalhe negativo: há muitas daquelas pessoas que levam cachorros para passear e não recolhem o cocô dos bichos. Eles levam, cada um, mais de uma dezena de cães, às vezes. A gente precisa cuidar quando anda, pois pode pisar em cocô, como no Brasil. Mas no cômputo geral, foi muito bom conhecer a Argentina. É um lugar muito bonito e interessante. Além de curtir o tango, que já conhecíamos, conhecemos a cúmbia. É um ritmo muito vibrante.

Vale a pena conhecer.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA