Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

José Kormann, Dr (A História da Câmara de São Bento do Sul - No Contexto do Brasil)


Dr. José Kormann (A História da Câmara de São Bento do Sul)

Historiador



Veja mais colunas de José Kormann, Dr (A História da Câmara de São Bento do Sul - No Contexto do Brasil)

Introdução

Terça, 16 de junho de 2015

Foi praticamente nos últimos dois anos do século XX que, a conselho de Pedro Skiba, publicamos no Jornal Evolução a HISTÓRIA DOS PREFEITOS DE SÃO BENTO DO SUL E A HISTÓRIA DE SUA GESTÃO. Esse conjunto de artigos semanais foi, depois, transformado em livro que contém o mesmo nome e no qual este acervo foi revisto e devidamente melhor arrumado atendendo as ideias de muitos leitores atentos e conhecedores da história destes prefeitos e de seus atos governamentais que fizeram com que São Bento do Sul e seu povo, dentro da História do Brasil, fizessem com que esta unidade catarinense se tornasse aquilo que hoje é.

Foi aí que Pedro Skiba nos deu a sugestão de fazermos o mesmo em relação à Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Dissemos que sim, mas o protelamento foi longo devido a interferência constante de outros trabalhos que se interpunham uns aos outros. Mas aos poucos, contudo, fomos coletando material e finalmente a obra ficou pronta e assim resolvemos usar o mesmo procedimento: publicar primeiro no jornal, ouvir as críticas e depois transformar tudo num novo livro que assim estará contribuindo para melhor conhecer a História, pois quem não a conhece está sujeito a repetir os seus erros.

Parabéns a Pedro Skiba que assim, mais uma vez, interfere para que a cultura possa sempre caminhar avante.  O mundo é formado por ideias concretizadas, ou seja, tendências que se transformam em ideias e que, se bem aproveitadas, fazem os fatos que formam novas tendências das quais nascem novas ideias e estas se transformam em novos atos. É o caminhar da História rumo ao progresso que, mais uma vez, queremos registrar para o bem de todos.

São XI capítulos que tratam dos seguintes temas: São Bento do Sul, colônia agrícola; a Câmara são-bentense no Brasil Imperial; a Câmara são-bentense na República da Espada; a Câmara são-bentense na política republicana do café-com-leite; a Câmara são-bentense durante a ditadura de Getúlio Vargas; a Câmara são-bentense na presidência de Eurico Gaspar Dutra; a Câmara são-bentense na presidência da Getúlio Vargas e seus subsequentes; a Câmara são-bentense na primeira república populista; a Câmara são-bentense durante o governo militar; a Câmara são-bentense durante a segunda república populista; e vereadores de especial destaque. E, é claro, temos mais a introdução e a conclusão.

 

Obs.: Assim, com mais a introdução e a conclusão deste livro, serão 13 semanas que nas edições do Jornal Evolução aparecerão, em suas edições semanais, os capítulos deste livro até o dia 05 de setembro deste ano quando então, com mais um curto tempo, o livro poderá ser publicado ainda este ano.

Prof. Dr. José Kormann



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA