A principal rota alternativa dos joinvilenses que pretendem viajar ao Paraná já não é mais aconselhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Desde o fim da tarde de sexta-feira, o fluxo intenso de veículos que fizeram o desvio pela Serra Dona Francisca deixou o trecho completamente congestionado.
Na tarde deste sábado, a fila na rodovia estadual chegava a 40 quilômetros. Até mesmo o vaivém de veículos em Pirabeiraba ficou lento devido ao grande número de carros parados no trevo de ligação da SC-301 com a BR-101.
As manobras dos carros que buscavam o acesso por baixo do viaduto também deixou a BR-101 congestionada em Pirabeiraba. A informação é de que a viagem pelo contorno da Serra Dona Francisca pode levar até 15 horas entre Joinville e Curitiba.
E ainda não há previsão de quando o trânsito será liberado no trecho bloqueado da BR-376, no Paraná. Conforme a PRF, o melhor caminho para chegar ao Paraná começa no acesso a Itajaí, passando por Blumenau, Papanduva e Mafra até Curitiba.
Para quem sai do Paraná, a melhor opção é seguir pela BR-116 até Papanduva, onde o caminho é livre para Blumenau, Itajaí e Florianópolis. Na região Norte de Santa Catarina, outra possível alternativa seria a BR-280. Mas o trecho entre Corupá e Jaraguá do Sul também está interditado.
ClicRBS