Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Udesc forma o primeiro doutor em Manejo do Solo de Santa Catarina

Sábado, 12 de março de 2011

 

Florianópolis  - A Udesc formou o primeiro doutor em Manejo do Solo do estado de Santa Catarina e o primeiro doutor da história da universidade, nesta sexta-feira (11), após a defesa da tese “Dinâmica do nitrogênio em solos alagados destinados ao cultivo de arroz irrigado”, do aluno Ronaldir Knoblauch, do curso de doutorado em Manejo do Solo, oferecido pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Epagri, Ronaldir Knoblauch, de 53 anos, fez uma apresentação de 30 minutos sobre o seu estudo que contou com orientação do professor da Udesc, Paulo Ernani – que foi o primeiro bolsista produtividade (PQ) da Udesc - e depois foi questionado por três horas por uma banca examinadora formada por cinco profissionais da área.

“Sempre que faço uma pesquisa penso na aplicação para o produtor rural. Esse estudo vai aumentar a produção de arroz, com menos adubo, porque irá aumentar a eficiência da utilização dos fertilizantes e com certeza levará desenvolvimento para Santa Catarina e todo o País”, disse Ronaldir. O pesquisador também agradeceu a Udesc pela oportunidade de fazer o doutorado e elogiou a qualidade dos professores do CAV.

O curso de pós-graduação de Manejo do Solo da Udesc é um dos 15 cursos de pós-graduação em Ciências do Solo do Brasil, conta com 14 professores orientadores (todos doutores) e oito deles com pós-doutorado, sendo sete pesquisadores do CNPq. “A Udesc é a única universidade pública de Santa Catarina a oferecer curso de doutorado gratuito no interior”, comentou o pró-reitor de Pesquisa e Pós - Graduação, Antônio Pereira de Souza que acompanhou a apresentação.

O reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo, também prestigiou a defesa da tese e enfatizou que a data é um marco histórico para a universidade. "A Udesc atinge um novo patamar com a formação de seu primeiro doutor. Isso segue a linha que estamos adotando de verticalização e internacionalização da universidade, que já se projeta com um centro de excelência e pesquisa, e está contribuindo para o avanço científico e tecnológico de Santa Catarina e do Brasil”, afirmou o reitor. O estudo de Ronaldir Knoblauch durou três anos e foi realizado no CAV, na Epagri e no Mississípi, nos EUA.

O doutorado em Manejo do Solo foi o primeiro aberto pela Udesc, no ano de 2008, e outros quatro cursos estão em andamento. “Nos próximos dois anos devemos ter mais 20 doutores formados pela Udesc. Nesta nova fase da Udesc estamos formando docentes e pesquisadores para alimentar o ensino superior e a produção de ciência e tecnologia”, disse o vice-reitor da Udesc, Antônio Heronaldo de Sousa, que também esteve em Lages.

O coordenador de pós-graduação da Udesc, André Luiz de Oliveira, também lembrou que o foco da universidade é investir em laboratórios e equipamentos de última geração para se tornar um centro de referência em pesquisa. “Estamos investindo em todos os Centros. Em Lages, por exemplo, investimos, no início deste ano, mais de R$ 1,5 milhão para construção do Laboratório de Biotecnologia”, finalizou Oliveira.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA