Objetivo, com fechamento das portas e realização de passeata, foi manifestar contra a situação dosistema prisional na região
São Bento - Pouco depois das 9:00 de ontem, quinta-feira, 10 de março, teve início a movimentação, ainda tímida, do protesto organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Bento do Sul. O ponto de concentração foi em frente ao módulo da Polícia Militar no Calçadão. Com um carro de som, o jornalista Pedro Skiba, idealizador do evento, pediu: "Acorda, São Bento". Ele destacou os pontos que originaram o protesto que uniu parte do comércio central são-bentense, uma vez que nem todos os estabelecimentos aderiram à iniciativa, mantendo suas portas abertas.
Skiba destacou que, com a situação atual, apesar do trabalho policial, prendendo criminosos, a Justiça local vê-se obrigada a soltar os presos, pois o Presídio Regional de Mafra, por determinação da corregedoria judiciária daquele município, não está mais recebendo detentos de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre.
O prefeito Magno Bollmann, a presidente da Câmara de Vereadores, Nilva Larsen (PP), e o presidente da CDL, Orlando Torinelli, também manifestaram-se antes do início da passeata, ainda no Calçadão. O prefeito se disse "totalmente favorável" à construção de uma unidade prisional em São Bento, "mas não um depósito de presos", destacando que é necessário "recuperar o preso". Nilva, por sua vez, afirmou que a sociedade são-bentense "não pode fechar os olhos para a falta de consideração do governo do Estado".
APLAUSOS
Após os discursos, cerca de quatrocentas pessoas, entre organizadores, autoridades, comerciantes, funcionários e comunidade, participaram de uma passeata pelas ruas centrais, em ato apoiado pela Polícia Militar de São Bento do Sul. Quem também marcou presença, mas nas escadarias da Igreja Matriz, foram alunos da escola São Bento, que tanto aplaudiram os manifestantes como também foram aplaudidos pelos mesmos. Por ouro lado, durante o trajeto, criticados por não aderirem ao manifesto, alguns comerciantes foram alvos de “aplausos” dos participantes.
Ao final da manifestação, de volta ao ponto de concentração, ou seja, no Calçadão, o prefeito declarou à RIC Record que São Bento do Sul "está numa situação difícil". Conforme Magno, "em oito anos não se fez nada pela Segurança Pública" em Santa Catarina. "O Estado não toma nenhuma iniciativa", disse. O presidente da CDL, por sua vez, afirmou: "Precisamos abrir os olhos do governo". Quem também concedeu entrevista à emissora foi o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Bento do Sul, Herton Scherer. "Estamos fazendo essa manifestação pacífica para pressionar as autoridades estaduais", comentou.
UNIDADE PRISIONAL AVANÇADA
O vereador Antônio Tomazini (DEM) está contatando diversas lideranças para informar que hoje, sexta-feira, às 16:00, na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), será realizada reunião com o objetivo de dar o "pontapé inicial" para as discussões em torno da instalação de uma Unidade Prisional Avançada (UPA) no município. Conforme o parlamentar, juntamente com a delegada regional Angela Roesler, está-se organizando o encontro que deve contar com a participação de deputados, prefeitos, juízes, promotores, delegados, presidentes de entidades e sindicatos. O objetivo, conforme Tomazini, "é montar uma força política" para cobrar uma ação do governo do Estado.
REUNIÃO DA FACISC
Na quarta-feira da semana que vem, dia 16, às 19:00, na Associação Empresarial de Mafra, haverá mais uma reunião - desta vez reunindo presidentes das Associações Empresariais do Planalto Norte em encontro regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). A pauta será exatamente a Segurança Pública, com a participação do delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Avila; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Luiz da Silva Maciel; do subcomandante geral, coronel Ricardo Alcebíades Broering; e do secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, César Augusto Grubba. Os presidentes das entidades empresariais apresentarão as deficiências e informações dos municípios aos representantes da área - notadamente a situação do Presídio Regional de Mafra.
N.R.: Na seção vídeos, assista à reportagem produzida pelo programa EvoluAção.