Florianópolis - A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, por intermédio da Polícia Militar de Santa Catarina, encerrou às 8 horas da quarta-feira (9) a Operação Alegria 2011. Nos seis dias de operação foram registradas 3.562 ocorrências, sendo 292 ligadas diretamente ao Carnaval. Quase metade destes atendimentos, 119, foi de perturbação do sossego alheio. Das 1.154 pessoas detidas, 939 foram liberadas no local e 71 foram presas em flagrante. Nos outros casos, os autores foram compromissados a comparecer em juízo através de termo circunstanciado.
Desde o início, na noite da última sexta-feira (4), foram empregados 7.253 policiais militares que atuaram nos 293 municípios catarinenses.
Cinco armas de fogo foram apreendidas. Três tentativas de homicídio foram registradas. No único homicídio, ocorrido em num baile público em Sambaqui, na Capital, o autor do crime, menor de idade, foi apreendido pela Polícia Militar.
O destaque negativo das estatísticas da PM foi o aumento em 13% nos acidentes de
trânsito em rodovias estaduais.
De acordo com o comandante-geral da Corporação, coronel Nazareno Marcineiro, se comparados às edições anteriores, os números representam uma redução significativa nos índices, com destaque para ameaça, 84%, lesões corporais, 69%, vias-de-fato, 61%, furto a residência, 79%, embriaguez, 74%, e perturbação do sossego alheio, 65%.
“O saldo positivo é fruto do planejamento que permitiu maximizar e potencializar o efetivo existente bem como do desprendimento de nossos homens e mulheres, os quais, mais uma vez, empenharam-se na missão de levar segurança aos catarinenses”, afirmou o comandante-geral.
Já a Polícia Civil, de acordo com números divulgados pelo delegado Nivaldo Claudino Rodrigues, diretor de polícia do Litoral (DPL) registrou durante a Operação Alegria, 240 autos de prisão em flagrante e cumpriu 36 mandados de prisão. Foram registrados 10 homicídios e 34 tentativas.
O Instituto Geral de Perícias (IGP), através do IML de Criciúma, divulgou hoje (9) estatística de homicídios nas seguintes regiões policiais, entre 4 a 8 de março: Joinville 1; Itajaí 3; Camboriú 3; Florianópolis 1; Araranguá 1; São Miguel do Oeste 1.
Informações adicionais:
João Carlos Mendonça
Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br