Florianópolis - O governador Raimundo Colombo, o secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Grubba, e o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, João Botelho, acompanharão na próxima segunda-feira (14) a ativação do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. Entram em funcionamento no dia duas estruturas do complexo, o presídio e a unidade do regime semi-aberto. Nesta semana, estão sendo resolvidas questões administrativas, como o cadastramento dos detentos. Também acompanhará a ativação da unidade a futura secretária-executiva da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca.
A transferência de presos começa na segunda-feira e será realizada gradualmente. “A prioridade é receber os apenados que agora estão em celas nas delegacias e também os detentos de unidades da região que estejam superlotadas”, explica Botelho. O Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí terá capacidade, inicialmente, para atender 496 apenados. São 376 vagas no regime fechado e 120 no semi-aberto, às quais serão acrescentadas 366 vagas da penitenciária, estrutura que também faz parte do complexo e vai entrar em funcionamento posteriormente.
Atualmente, o presídio da cidade, que tem 198 vagas, está superlotado, com 522 presos. “O novo presídio vai atender somente a demanda da região. Com a abertura completa do Complexo de Itajaí, poderemos atender as cidades de Blumenau, Itapema e Balneário Camboriú”, afirmou Colombo.
A unidade prisional recebeu cerca de R$ 15 milhões de investimentos do Governo do Estado e está localizada no bairro Canhanduba. A instalação do complexo possui dois pisos e os agentes prisionais não terão contato físico com os apenados, pois ficarão em plataformas acima dos corredores. Outra medida de segurança está no aquecimento dos chuveiros, que é a gás, uma inovação para as unidades prisionais no país.