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Padre Antônio Taliari

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Padre Antônio Taliari

Jornalista (DRT 3847/SC)

Missionário em Rondônia, estudando em Curitiba/PR


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"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus"

Segunda, 07 de março de 2011

06/03/11 Dom: Dt 11,18.26-28.32 - Sl 30 - Rm 3,21-25a.28

EVANGELHO: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres'? Então eu lhes direi publicamente: 'Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal'. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu e sua ruína foi completa"  (Mt 7,21-27).

A palavra chave deste Evangelho está no versículo 24: "Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha". Quem ouve a palavra de Jesus, - nós nos tornamos aquilo que ouvimos! - e as pratica - a fé é entrega e adesão da pessoa toda! - faz a vontade de Deus e, assim, constrói no tempo a sua morada eterna, levantada sobre a rocha que, no Antigo Testamento, é o próprio Deus (1Sm 2,2; 2Sm 22,2), e, no Novo Testamento, é o Cristo Senhor (1Cor 10,4). Quem, ao contrário, escuta, mas não faz não está identificado com a vontade do Senhor e, dessa maneira, constrói sobre a areia do próprio eu o seu próprio fracasso existencial.

O Sermão da Montanha - seu sujeito, seu objeto, sua intenção - é decisivo para o destino do homem e da mulher. Em testemunho dessa importância, são colocadas duas metáforas sobre o juízo. Na primeira, o juízo é visto na perspectiva do Senhor, que nos reconhece ou desconhece (Mt 7,21-23). Na segunda, ele é visto na nossa perspectiva, pois pode significar salvação ou frustração definitiva. O julgamento, na verdade, não é deixado ao arbitro de Deus, mas entregue à nossa liberdade de fazer ou não sua vontade, que visa ao nosso bem.

O evangelista escreve provavelmente para uma comunidade rica de fé, de entusiasmo e de dons: adora o Senhor, faz profecias, realiza milagres, faz exorcismos. Mas isso não é tudo. Aliás, sem amor concreto pelo irmão concreto, tudo é nada (1Cor 13,1-3). Amar é, antes de tudo, fazer o que agrada o amado, que no caso do Amor amante, o Pai, consiste em amar e servir os irmãos nas coisas do dia a dia. Esta é a vontade do Pai: o bem dos irmãos.

As multidões começam, assim, na admiração, construir uma cristologia: Jesus não interpreta a Lei, nem repete as interpretações dos mestres, mas fala com a mesma autoridade de Deus (Mt 7,28-29).

 

07/03/11 - Seg: Tb 1,3; 2,1a-8 - Sl 111 - Mc 12,1-12

08/03/11 - Ter: Tb 2,9-14 - Sl 111 - Mc 12,13-17

09/03/11 - Qua: Jl 2,12-18 - Sl 50 - 2Cor 5,20-6,2 - Mt 6,1-6.16-18

10/03/11 - Qui: Dt 30,15-20 - Sl 1 - Lc 9,22-25

11/03/11 - Sex: Is 58,1-9a - Sl 50 - Mt 9,14-15

12/03/11 - Sáb: Is 58,9b-14 - Sl 85 - Lc 5,27-32



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