Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

ALUNOS INTEGRAM DISCIPLINAS EM CONCURSO

Domingo, 31 de outubro de 2010

Objetivo foi revisar todo o conteúdo aprendido para projetar e fabricar um móvel

São Bento/Rio Negrinho – Os alunos do curso de Aprendizagem em Desenhista de Móveis do Senai tiveram um desafio nos últimos meses: revisar todo o conteúdo aprendido para projetar e fabricar um móvel. Eles participaram do II Concurso de Design de Móveis, realizado na unidade de São Bento do Sul, e tiveram suas produções avaliadas por profissionais do setor moveleiro. A equipe vencedora é composta por alunos da turma do município de Rio Negrinho (veja a lista).  Reunidos em grupos, os estudantes desenvolveram dezoito projetos de mesas laterais.

Para isso, envolveram conhecimentos em desenho técnico, projetos de móveis, máquinas para madeira e matérias-primas, além de acompanhar a fabricação na fábrica modelo da unidade do Senai em São Bento do Sul. Segundo o professor Adriano Rank, um dos organizadores do concurso, a intenção era dar um foco às atividades do curso, envolvendo conhecimentos que eles aprenderam em separado.

As equipes participantes tiveram que atender a exigências típicas da indústria. Os avaliadores consideraram o cumprimento de cronograma de execução, ergonomia, comunicação das propostas, acabamento e principalmente o desenho do projeto. Cada equipe teve que construir móveis para públicos distintos (crianças, adultos e jovens). Os trabalhos foram apresentados ao público durante o Senai Casa Aberta, realizado no início do mês.

CONCEITOS
Na exposição, os visitantes também conheceram os revisteiros desenvolvidos pelos alunos do curso técnico em Design de Móveis, que criaram os conceitos dos produtos e utilizam metodologia de design estratégico. “O concurso de Design do curso de aprendizagem é um exemplo do modelo de educação por competências adotado pelo Senai. São utilizados todos os conteúdos do curso, assim como habilidades e atitudes que somente um estudo prático pode proporcionar, como trabalho em equipe e cumprimento de prazos", explica o professor Adriano Rank.

Para 2011, o Senai está com inscrições abertas para o curso gratuito de Aprendizagem Industrial em Desenhista Industrial de Móveis, com aulas no município de Rio Negrinho. Também será oferecido na cidade em 2011 o curso de Eletricista de Instalações Industriais. As inscrições terminam no dia 9 de dezembro.

 

OS VENCEDORES

1° lugar: Jordan Daniel Mendes de Assis, Wellington Veiga de Miranda e Willian Veiga de Miranda (da turma de Rio Negrinho)

2° lugar: Antonio Elizeu da Cunha Júnior, Elisandra Pacheco Suczeck e Luana Rossler (da turma de São Bento do Sul).

3° lugar: Beatriz Hatschbach, Bruna Pires de Lima e Diandra Leandro da Silveira (da turma de Rio Negrinho)



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA