Após a inauguração da nova sede do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc/SC) em São Bento do Sul, o presidente da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio), empresário Bruno Breithaupt, conversou rapidamente com o Evolução, concedendo a entrevista que segue.
EVOLUÇÃO - Nesta ocasião conversamos com o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt. Qual a sua satisfação ao vir inaugurar esta bela sede do Sesc em São Bento?
BRUNO BREITHAUTP - Sem dúvida, é motivo de alegria poder propiciar aos comerciários e à comunidade de São Bento do Sul uma unidade do Sesc - unidade esta que está voltada ao lazer, à saúde, à cultura e à educação. Entendemos que São Bento do Sul, dentro do Planalto Norte, ocupa uma posição de destaque e, sem dúvida, a região toda terá acesso às instalações da unidade.
EVOLUÇÃO - Fica provado, através dessa iniciativa, que aos doze mil trabalhadores dos setores de comércio e serviços não basta trabalhar, trabalhar e trabalhar - pois também existem os momentos de lazer, de cultura, de educação, de saúde.
BRUNO BREITHAUTP - Para que tenhamos um equilíbrio em nossas vidas, além de trabalharmos - porque todos têm que trabalhar! -, também temos que cuidar do nosso "eu". Aí vêm os aspectos do lazer, da saúde, da educação. Temos que concatenar essas questões juntamente com o trabalho para que tenhamos um equilíbrio. O nosso grande objetivo, o nosso cliente, é o comerciário - e a ele que devemos explicações e é ele que devemos atender da melhor maneira possível.
EVOLUÇÃO - São Bento do Sul sempre foi conhecida por ser uma cidade industrial, mas hoje já há uma diversificação maior - como os próprios setores de comércio e serviços. Isso é estratégico para a economia como um todo, certo?
BRUNO BREITHAUTP - O setor de serviços tem crescido muito nestes últimos anos. O nosso Estado sempre foi conhecido como um Estado industrial - mas hoje 57% do PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina vêm das áreas de comércio, de bens, serviços e turismo. É uma indústria limpa.
EVOLUÇÃO - Essa mudança econômica aconteceu de um certo tempo para cá. Essa mudança não foi muito brusca? Não pegou as entidades de surpresa? Porque, por exemplo, hoje é necessário investir mais em qualificação, em atendimento, etc.
BRUNO BREITHAUTP - Os nossos recursos também aumentam, porque eles vêm das empresas. Como o próprio setor de serviços e o próprio setor de comércio têm aumentado significativamente, os nossos recursos também aumentam. A Fecomércio está muito atenta a estas mudanças. O mundo evolui a todo momento, com muita rapidez. Não podemos pensar em andar para trás em nenhum momento. Nós, brasileiros, vivemos melhores a cada dia, tendo mais opções.
EVOLUÇÃO - A expectativa de vida do brasileiro também melhorou...
BRUNO BREITHAUTP - Tem aumentado consideravelmente, porque o brasileiro já tem mais opções de saúde, de lazer, enfim. Tudo isso faz parte do contexto para que vivamos mais e melhor.
EVOLUÇÃO - A ascensão social brasileira também ajuda a cadeia econômica como um todo.
BRUNO BREITHAUTP - Sem dúvida. Poucos brasileiros, se olharmos para o passado não muito distante, tinham televisão, carro, acesso a produtos de consumo - hoje é uma satisfação ver que isso se ampliou de maneira espetacular. Aí cabe à iniciativa pública criar condições de estrutura para receber esses investimentos. O governo recolhe impostos com a venda de tudo - mas tem que haver o retorno, porque estamos pagando impostos em tudo isso.
EVOLUÇÃO - Olhando essa obra (unidade do Sesc), vemos que as iniciativas do setor governamental não têm essa velocidade de execução. Isso mostra, mais uma vez, que as entidades empresariais e a iniciativa privada têm, de fato, iniciativa maior do que o setor público.
BRUNO BREITHAUTP - É uma questão de gestão. Também a iniciativa pública tem que olhar para a sua gestão. Cabe a nós, empresários, imprimirmos em nossas instituições, uma gestão diferente e responsável.
EVOLUÇÃO - Mas na iniciativa privada a burocracia não é tão grande quanto no setor público!
BRUNO BREITHAUTP - Mas nós somos fiscalizados pelo Tribunal de Contas da União. Temos que seguir normas e regulamentos. Estamos fazendo a nossa parte.
EVOLUÇÃO - Presidente, algo mais?
BRUNO BREITHAUTP - Apenas quero manifestar minha alegria por estar aqui, na presença do Herton (Scherer), presidente do sindicato patronal, na presença do presidente do sindicato dos empregados (Pedro Amâncio Machado), na presença de autoridades. Também manifestamos que estamos à disposição do setor de comércio, bens, turismo e serviços aqui de São Bento, através do diálogo, de conversas. Sempre que São Bento precisar de alguma coisa a mais, estamos abertos para escutar e para dialogar.