São Bento - Na próxima semana os Correios iniciarão a entrega dos carnes do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Foram impressos 36.800 carnês, e estes já estão nos Correios. A distribuição acontece durante todo o mês de março.
A diretora de Tributação Rosângela Mettegang explica que neste ano o IPTU terá reajuste de 11,32% devido ao Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). “Mesmo com o reajuste, o IPTU ainda ficou 0,61% abaixo do índice oficial de inflação dos dois últimos anos”, comentou. A expectativa é que para este ano sejam arrecadados mais de R$ 8 milhões. No ano passado a taxa de inadimplência foi de 21%, campanhas serão feitas para a conscientização da população, sendo que o IPTU arrecadado é convertido para a comunidade em forma de benefícios como obras, saúde e educação.
Quem optar pagar em parcela única, terá um desconto de 10% se o pagamento for efetuado até o dia 12 de abril e de 5% até o dia 29 de abril. Se for feito parcelamento em nove vezes a primeira parcela tem vencimento no dia 12 de abril e a última em 12 de dezembro.
Os aposentados e pensionistas que recebem até dois salários mínimos e possuem apenas um imóvel, que utilizem exclusivamente para sua residência, deverão comparecer no setor de tributos da Prefeitura de São Bento do Sul para requerer sua isenção. A isenção é válida por dois anos. “Quem requereu a isenção ano passado, neste ano já não irá receber o carnê”, disse a diretora.
Os Correios estarão fazendo o trabalho de entrega dos carnês nas residências durante todo o mês de março. Caso o contribuinte não receba o carnê, deve entrar em contato com o setor de tributação da Prefeitura ou ainda imprimir a segunda via no site: www.saobentodosul.sc.gov.br. Quem está inadimplente receberá uma notificação juntamente com o carnê e poderá regularizar sua situação na Prefeitura.