Rio Negrinho - A Secretária Municipal de Educação, Fátima Alexandroni Masutti, se reuniu na noite da quarta-feira (02) com diretores das escolas municipais, presidentes das APPs e presidentes das Associações de Moradores para anunciar ações que estão sendo implantadas e intensificadas no município para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Estas unidades são assistidas pelo Plano Desenvolvimento Escolar (PDE), que tem como finalidade oferecer suporte para as escolas públicas que apresentaram baixo índice no Ideb. Além do recurso oferecido pelo PDE, ela comunicou que as unidades também serão assistidas pelo Programa Mais Educação do governo federal.
O PDE é um programa do Ministério da Educação, que foi implantado em 2 escolas da rede municipal de Rio Negrinho em virtude dos baixos índices apresentados pelo Ideb em 2007. O Ideb é avaliado por meio do censo escolar; aprovação; reprovação e evasão de alunos e, também, pelos resultados obtidos na Provinha Brasil aplicada a cada dois anos nas escolas da rede pública do país.
O governo federal investe recursos, por meio do PDE, nas escolas com baixos índices de desenvolvimento. A proposta é intensificar as ações pedagógicas para melhorar a aprendizagem dos alunos. O Programa Mais Educação, também, tem o objetivo de intensificar as ações pedagógicas para melhorar o ensino.
O prefeito Osni José Schroeder também esteve presente na reunião e apresentou aos presentes todas as ações realizadas nesses dois anos de governo. Mais de duzentas vagas na Educação Infantil, cinco novas escolas, mais de sete mil kit e uniforme escolar para todas as crianças da rede municipal de ensino.