São Bento do Sul é destaque mais uma vez na educação. Desta vez com a aluna Claudia Briniak, de 14 anos, da Escola Básica Municipal Castelo Branco. Ela é uma dos 150 estaudantes no país, que obteve classificação para entrar na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, referência de ensino no país e na América do Sul.
A são-bentense passou por avaliações que incluíram a participação de mais de quatro mil alunos em todo o país. Em Santa Catarina, além de Claudia, que é a única são-bentense aprovada, outros sete alunos cursarão o ensino médio na capital carioca a partir de 2015. “Eu soube da Escola do Sesc por meio de divulgação feita aqui na Castelo Branco. Me interessei e decidi tentar uma vaga”, conta Claudia.
“Desde o começo eu sabia que não seria fácil, mas estudei e me preparei muito para as provas. O apoio da minha família, dos meus amigos e da escola foi essencial para mim. Fico muito feliz por deixar todos orgulhosos. Esta chance com certeza é única e vou aproveitá-la ao máximo, me dedicando e fazendo minha família e amigos orgulhosos. E este é apenas o começo, pois quero iniciar lá uma grande jornada de conhecimento e cidadania”, frisa a aluna do 9º ano 01.
As provas que garantiram a classificação de Claudia aconteceram nos meses de julho, agosto e setembro e envolveram questões de conhecimentos gerais, cálculos matemáticos e lições de autonomia. “Ainda é tudo novo, mas já sei que ficarei lá a partir do final de fevereiro ou começo de março do próximo ano em alojamentos divididos por meninos e meninas com três alunos de estados diferentes por quarto”, adianta.
Os estudos na unidade carioca são bancados integralmente pelo Sesc, mas como lição de vida, os próprios alunos são responsáveis por arrumarem seus quartos e prepararem suas refeições. “Soube também que lá deveremos ter várias viagens pedagógicas onde estão incluídas visitas aos estados de Minas Gerais e Ceará. Também está programada uma visita a reserva do Sesc no Pantanal”, frisa ainda Cláudia.
“A Claudia é um orgulho para todos os professores da escola. Acredito que outros alunos também conseguiriam o feito dela se tiverem o empenho e a dedicação que ela sempre demonstrou nos estudos”, conta a diretora Silvane Terezinha Bayerl. “A dedicação, a disciplina e a seriedade da Claudia nos estudos serve de exemplo para os demais alunos e faz com que a Escola Castelo Branco seja vista como referência em educação”, emenda a especialista Bárbara Anita Fuchner. Além dela, a especialista Mara Adriana Slomeck e a coordenadora pedagógica, Áurea Wawzeniak, auxiliaram a aluna.
Futuro – Cláudia acredita que a experiência de três anos cursando o ensino médio no Rio de Janeiro além de enriquecer seu conhecimento também servirá para que ela encontre sua grande paixão acadêmica – ela pretende cursar engenharia ou medicina. E a ambição da aluna, que frequenta a EBM Castelo Branco desde o pré escolar, não para por ai. Ela, a exemplo de outros alunos da Escola do Sesc, pretende também conhecer os Estados Unidos e a Austrália.
Orgulho do pai - “O mérito é unicamente da Claudia que sempre se dedicou muito aos estudos. Como pai estou muito orgulhoso porque apesar de todas as dificuldades que ela passou, provou que é possível realizar seus desejos”, conta o pai da aluna, Elcio Luiz Briniak. “Tenho certeza que a Claudia vai aproveitar muito essa oportunidade, mesmo com a pouca idade que ela tem”, completa.