Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

São-bentense preside sessão da Câmara

Terça, 04 de novembro de 2014

Daniel Rozzatti, do Colégio Global, coordenou trabalhos

 

Clique para ampliar
Alunos do Colégio Global participaram de sessão ontem no Plenarinho da Câmara dos Deputados (Foto Divulgação)
  

São Bento - Estudantes do Colégio Global participaram nesta quinta-feira, dia 30, da sessão do Plenarinho da Câmara dos Deputados, em Brasília. Eles se uniram a outros 400 estudantes do 5º ao 9º Ano do ensino fundamental de escolas de todo País. A sessão plenária foi presidida pelo estudante Daniel Fernandes Rozzatti, do 8º Ano do Colégio Global.

A ida dos estudantes à Brasília deve-se ao professor Felipe Ricardo Lovemberger, que neste ano foi um dos selecionados a participar do projeto Plenarinho, também da Câmara dos Deputados. Além de participar de uma capacitação na capital federal, Felipe teve a possibilidade de levar uma turma de alunos para a Câmara Mirim. “Essa oportunidade possibilita esclarecer o processo legal do legislativo em conjunto com executivo e o judiciário. Além de estreitar o poder legislativo dos alunos do ensino fundamental”, frisou Felipe. Para ele, essa vivência dos estudantes os ajudará a compreender melhor o processo político. “Os alunos foram deputados por um dia e fizeram os procedimentos para aprovação de um projeto de lei em uma sessão no plenário Ulisses Guimarães, dentro do Congresso Nacional”, observou o professor.

Para a diretora do Colégio Global, Cleyde Treml Skiba, que acompanhou os estudantes, a experiência foi muito importante. “Saímos daqui com uma visão diferente da Câmara dos Deputados e do Senado do nosso país. Foi uma vivência muito valiosa para todos nós”, ressaltou ela.

O “presidente por um dia” destacou a experiência. “Foi tudo muito novo para mim. Nunca imaginei que um dia ia ser presidente da Câmara. No começo fiquei um pouco nervoso, mas depois foi embora”, destacou Daniel, que por quase três horas ocupou a cadeira central do plenário Ulisses Guimarães. “No final, bastante gente queria tirar fotos comigo, isso foi bem legal. Mas apesar da experiência ter sido bem positiva, não pretendo seguir na carreira política”, emendou o jovem.

 

Plenarinho

Organizado pelo Plenarinho, o portal infantil da Câmara dos Deputados, o programa permite aos alunos vivenciarem o processo legislativo. Durante a sessão, eles debateram e votaram três projetos de lei apresentados e escolhidos durante o processo de seleção do evento, e que tratavam de educação e cultura. Um deles, de autoria de Francisco Quirino, da Escola de Aplicação Dom João José da Mota e Albuquerque, cria a Conferência Nacional Infanto-juvenil dos Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, a qual deveria ocorrer a cada quatro anos e ter como tema central os direitos estudantis.

Outro projeto, apresentado por Lívia Carneiro, determina que todo estabelecimento ou empresa que disponibilizar uma minibiblioteca para seus clientes ou empregados será beneficiado com desconto de 1% no ICMS. O terceiro projeto, de Zack de Carvalho, cria a Bolsa Cultura para crianças, adolescentes e jovens que participarem de forma amadora de projetos culturais, como grupos teatrais, orquestras, danças, sambas de roda e outros.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA